@crsf

Bolsonaro perdoa policiais envolvidos no massacre de Carandiru em último indulto de Natal

POLÊMICA

Bolsonaro perdoa policiais envolvidos no massacre de Carandiru em último indulto de Natal

Terra

 

O último indulto de Natal do presidente Jair Bolsonaro (PL) concede o perdão aos policiais condenados pelo massacre de Carandiru, ocorrido em outubro de 1992. O benefício foi publicado no Diário Oficial da União nesta sexta-feira, 23.

 

Mas, para conceder o perdão aos 69 agentes condenados pela ação policial, que resultou na morte de 111 presos, o decreto traz a inclusão de um artigo considerado bastante controverso, que pode ser barrado pela Justiça.

 

Segundo o texto, agentes de segurança podem ter perdoada a pena de crimes cometidos "no exercício da sua função ou em decorrência dela, que tenham sido condenados, ainda que provisoriamente, por fato praticado há mais de trinta anos e não considerado hediondo no momento de sua prática."

 

Pelo quarto ano consecutivo, o presidente perdoa policiais e militares condenados. Nas edições anteriores, no entanto, o benefício era restrito àqueles que tivessem cometido crimes culposos --praticados sem a intenção-- e cumprido ao menos um sexto da pena.

 

Também incluíam agentes que tivessem sido condenados por crime na hipótese de excesso culposo -- ou seja, que cometeram excessos em caso de necessidade, legítima defesa ou cumprimento do dever legal. Mas os benefícios não eram válidos para penas impostas por crimes considerados hediondos --como o caso do massacre do Carandiru --ou equiparados, além de crimes cometidos com grave ameaça ou violência física.

 

Vale lembrar que homicídio só foi incluído no rol de crimes hediondos em 1994, após a repercussão do assassinato da atriz Daniella Perez. Em 1992, ano em que ocorreu o massacre, extorsão mediante sequestro, latrocínio e estupro era os únicos crimes considerados hediondos.

Faça um comentário // Expresse sua opinião...

Veja os últimos Comentários

Veja também

Quaest: Lula aparece à frente em cenários de 2º turno em 2026

Quaest: Lula aparece à frente em cenários de 2º tu...

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparece à frente em cenários de segundo turno testados...

‘Safári humano’: Itália investiga viagens de homens ricos para atirar contra civis em Sarajevo

‘Safári humano’: Itália investiga viagens de homen...

Ministério Público de Milão abriu uma investigação para apurar a suposta participação de italianos...

Fraude no INSS: PF prende ex-presidente da instituição

Fraude no INSS: PF prende ex-presidente da institu...

Polícia Federal cumpre 10 mandados de prisão preventiva nesta quinta-feira (13) contra suspeitos de envo...