Conhecido como o “padroeiro da internet”, Acutis uniu sua paixão pela tecnologia à fé católica para evangelizar online
Neste domingo (7), o Vaticano canonizará Carlo Acutis, elevando o jovem italiano à condição de santo. Conhecido como o “padroeiro da internet”, Acutis uniu sua paixão pela tecnologia à fé católica para evangelizar online. Sua morte precoce, aos 15 anos em 2006, não impediu que sua história inspirasse milhões e acelerasse um processo que normalmente leva décadas.
A Santa Sé atribui a Acutis a intercessão em dois milagres que justificam a canonização rápida – concluída em apenas 12 anos. O primeiro curou um menino brasileiro de uma rara malformação no pâncreas. O segundo salvou uma jovem costarriquenha que sofreu um acidente grave de bicicleta. Em ambos os casos, as famílias invocaram o nome do jovem e testemunharam recuperações médicas inexplicáveis.
Antes de falecer, Acutis demonstrou habilidade com computadores. Ele criou sozinho um site para catalogar milagres eucarísticos e aparições de Nossa Senhora pelo mundo e ajudou a manter portais de instituições católicas. Dessa forma, o adolescente utilizou a internet como ferramenta principal de evangelização, conquistando o apelido de “influencer de Deus” e “ciberapóstolo”.
Dessa forma, o adolescente utilizou a internet como ferramenta principal de evangelização, conquistando o apelido de “influencer de Deus”. Foto: Weslly Gomes/Leia Já
O Papa Leão XIV presidirá a canonização às 10h no horário de Roma (5h de Brasília). Este será seu primeiro ato oficial do tipo desde que assumiu o pontificado, em maio. O evento ocorre após um adiamento de cinco meses, causado pelo falecimento do Papa Francisco – que, em vida, elogiava publicamente Acutis como “exemplo para a juventude”.
Francisco destacava a capacidade do jovem de “servir aos mais frágeis” e “colher as necessidades de seu tempo”. Agora preste a se torna santo, Carlo Acutis deixa um legado que conecta gerações e mostra como a fé pode habitar ambientes digitais. Junto dele, será canonizado o italiano Pier Giorgio Frassati, falecido aos 24 anos em 1925.
Weslly Gomes
leiaja
NOTÍCIA ANTERIOR
A Polícia Federal (PF) encontrou fotos do deputado
Neste domingo (7), o Vaticano canonizará Carlo Acutis, elevando o jovem italiano à condição de santo. Conhecido como o...
Carlo Acutis: o primeiro santo millennial será can...
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) rompeu o silêncio que vinha adotando em relação ao acordo de colaboração prem...
Faça um comentário // Expresse sua opinião...
Veja os últimos Comentários