@crsf

Estudo revela que metade dos alunos de 9 anos no Brasil não sabe tabuada

Além disso, o levantamento mostra que esses estudantes têm dificuldade com contas de três algarismos

Estudo revela que metade dos alunos de 9 anos no Brasil não sabe tabuada

Em 2024, o Brasil participou pela primeira vez do Estudo Internacional de Tendências em Matemática e Ciências. O levantamente revela que 51% das crianças do 4º ano do ensino fundamental, com idade média de 9 anos, não dominam habilidades básicas de matemática, como fazer tabuada, interpretar gráficos simples ou contas com três algarismos.

Os resultados do estudo foram divulgados nesta quarta-feira (4) pela Associação Internacional para a Avaliação do Desempenho Educacional (IEA).  Na escala do levantamento,a média brasileira em matemática foi de 400 pontos, à frente apenas de três países dos 64 participantes: Marrocos, Kuwait e África do Sul.

Além disso, avaliou-se o conhecimento de alunos do 8º ano. Nesse contexto, conclui-se que o Brasil está atrasado em relação ao que é esperado para o ensino fundamental II. O país apresenta média de 378 pontos, ficando apenas na frente do Marrocos.

Melhor desempenho em ciências

O Estudo Internacional de Tendências em Matemática e Ciências mostra que o desempenho dos alunos, de mesma faixa etária, é melhor em ciências do que em matemática. Contudo, as notas ainda são insatisfatórias.

No quarto ano, cerca de 39% dos estudantes não dominam conhecimentos básicos, ou seja, informações simples sobre plantas, animais e meio ambiente. Enquanto no oitavo ano, 42% dos participantes não conseguiram responder a perguntas sobre células, tecidos e órgão. Como também, não sabem diferenciar uma reação química de uma física.

 

 

 

 

 

 

fonte leia ja 

Faça um comentário // Expresse sua opinião...

Veja os últimos Comentários

Veja também

CPMI do INSS ouve presidente de sindicato que faturou R$ 221 milhões

CPMI do INSS ouve presidente de sindicato que fatu...

A CPMI do INSS ouve, nesta segunda-feira (3/11), o depoimento de Abraão Lincoln Ferreira da Cruz, presidente da

ONU cobra Brasil sobre regras anticorrupção em escritórios de advocacia

ONU cobra Brasil sobre regras anticorrupção em esc...

Um relatório da Uncac - Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção aponta que o Brasil ainda n...

CST do Bioma Pantanal debate pagamento por serviços ambientais e segurança jurídica

CST do Bioma Pantanal debate pagamento por serviço...

A quarta reunião ordinária da Câmara Setorial Temática do Bioma Pantanal foi realizada nesta segunda-feira (3), na Assem...