@crsf

Por que votar nas eleições de 2024 e como garantir não ter o direito ao voto barrado

Por que votar nas eleições de 2024 e como garantir não ter o direito ao voto barrado

Em menos de um mês, eleitores de todo o Brasil devem estar com a situação eleitoral regularizada para participar do processo democrático de outubro deste ano. O prazo para sanar pendências no cadastro eleitoral segue até 8 de maio pela internet (exceto o alistamento eleitoral) e presencialmente, nos cartórios eleitorais. 

Quem completa 16 anos até a data da ida às urnas também pode aproveitar para tirar o primeiro título de eleitor agora. Nesse caso, a solicitação deve ser feita in loco, em um dos pontos de atendimento do Tribunal Regional Eleitoral . Isso, porque a demanda online é condicionada ao cadastro da biometria em até um mês, ou seja, o prazo para o alistamento eletrônico acabou na segunda (8).

Passado o prazo de 8 de maio, os serviços de alistamento, transferência de domicílio e revisão eleitoral só estarão disponíveis novamente a partir de 5 de novembro. Nesse ínterim, a Justiça Eleitoral estará focada na organização das eleições municipais.

Para saber se o seu cadastro está regularizado ou não, basta acessar este link e digitar seu nome completo, seu número do título de eleitor ou o seu CPF na caixa de texto.

Vale lembrar que quem já possui título de eleitor, mas não tem a biometria cadastrada, poderá votar normalmente em outubro deste ano. A Justiça Eleitoral apenas pontua que o mecanismo ajuda a conferir celeridade ao dia de votação. 

Para quem já cadastrou a biometria, os serviços de regularização do título estão disponíveis pela internet, neste link. Na segunda (8), o sistema da Justiça Eleitoral passou por instabilidades, que afetaram os acessos ainda nesta terça (9). A previsão é que, em algumas horas ou na quarta (10), todo o sistema já esteja funcionando normalmente. 

ADESÃO DO ELEITORADO

A Justiça Eleitoral tem feito campanhas para aumentar a adesão do eleitorado nos pleitos gerais e municipais. Um dos públicos prioritários dessas ações são jovens entre 16 e 17 anos e pessoas privadas de liberdade. Para ambos os grupos, há facilidades na obtenção do título.


 

 

 

 

 

fonte diário do Nordeste 

 

Faça um comentário // Expresse sua opinião...

Veja os últimos Comentários

Veja também

TCE-MT lidera pacto nacional por avanços da saúde digital no SUS

TCE-MT lidera pacto nacional por avanços da saúde...

O Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) consolidou seu papel de vanguarda no debate sobre políticas públicas de saúde no...

DESENVOLVIMENTO Governo de MT já entregou 222 pontes de concreto; veja as 10 maiores

DESENVOLVIMENTO Governo de MT já entregou 222 pont...

Guilherme Blatt | Sinfra-MT

 

O Governo de Mato Grosso já entregou 222 pontes de concreto em todas as reg...

Maluf diz que notificará municípios que estão fora do programa de Saúde Digital

Maluf diz que notificará municípios que estão fora...

Crédito: Thiago Bergamasco/TCE-MT - Durante a mesa foram dados encaminhamentos às demandas apresentadas.

 

...