@crsf

Quem são os cardeais favoritos indicados para conclave após morte do papa Francisco

Representantes de diversos países devem viajar para a votação secreta

Quem são os cardeais favoritos indicados para conclave após morte do papa Francisco

A Igreja Católica inicia os ritos funerários e os preparativos para escolher um novo papa, após a morte de Francisco nesta segunda-feira (21). O sucessor deve ser eleito em um conclave, reunião de cardeais no Vaticano nos próximos dias.

Representantes de diversos países devem viajar para a votação secreta. Dentre a lista com possíveis favoritos para assumir como papa estão dois brasileiros, conforme especialistas em Vaticano.

VEJA LISTA DOS 'FAVORITOS' PARA A SUCESSÃO

  • Cardeal Pietro Parolin - Itália: É o atual secretário de Estado do Vaticano, ocupando o segundo posto mais importante na hierarquia da Santa Sé desde 2013. Foi o primeiro cardeal nomeado pelo Papa Francisco, em 2013.
  • Cardeal Matteo Zuppi - Itália: É arcebispo de Bolonha desde 2015 e também foi nomeado cardeal pelo papa Francisco, em 2019. Zuppi é presidente da Conferência Episcopal Italiana, membro da Comunidade de Sant'Egidio e o enviado especial do Papa para o conito na Ucrânia.
  • Cardeal Pierbattista Pizzaballa - Itália: Foi nomeado cardeal pelo Papa Francisco em 2023. Como líder da Igreja Católica no Oriente Médio, o italiano é frequentemente elogiado pelo trabalho em prol do diálogo inter-religioso entre cristãos, judeus e muçulmanos.
  • Cardeal Péter Erdo - Hungria: De postura conservadora e formação acadêmica sólida, o cardeal húngaro Peter Erdo, 72 anos, arcebispo de Esztergom-Budapeste, foi durante muito tempo o cardeal mais jovem da Europa.
  • Cardeal José Tolentino de Mendonça - Portugal: Nascido em 1965 na Ilha da Madeira, Portugal, é atual prefeito do Dicastério para a Cultura e a Educação, cargo que ocupa desde 2022. Foi nomeado cardeal pelo Papa Francisco, em 2019. 
  • Cardeal Mario Grech - Malta: É o atual secretário-geral do Sínodo dos Bispos, cargo que ocupa desde 2020. Foi nomeado bispo de Gozo em 2005, também por Francisco.
  • Cardeal Robert Francis Prevost - EUA: Nasceu em Chicago, nos Estados Unidos, em 1955, e é bispo emérito de Chiclayo, no Peru. Sua função principal é auxiliar nas nomeações e transferências de bispos. 
  • Cardeal Wilton Gregory - EUA: Nascido em 1947 em Chicago, Estados Unidos, é o atual arcebispo de Washington D.C.. Em 2020, ele se tornou o primeiro cardeal afro-americano da Igreja, tendo sido nomeado por Francisco.
  • Cardeal Blase Cupich - EUA: Blase Cupich, nascido em 1949 em Omaha, Estados Unidos, é o arcebispo de Chicago desde 2014 e cardeal desde 2016, também nomeado pelo Papa Francisco. Conhecido por sua abordagem pastoral inclusiva e seu foco em questões sociais.
  • Cardeal Luis Antonio Tagle - Filipinas: É o atual cardeal-arcebispo de Manila. Foi nomeado cardeal pelo Papa Bento XVI em 2012. Tagle é conhecido por seu compromisso com a justiça social, o combate à pobreza e a defesa dos direitos humanos, além de ser defensor do diálogo inter-religioso.
  • Cardeal Leonardo Ulrich Steiner - Brasil: Steiner tornou-se o primeiro cardeal da Amazônia brasileira. Nascido em Forquilhinha (SC) e nomeado bispo em 2005 pelo Papa João Paulo II (1920-2005), ele tomou posse como arcebispo de Manaus em janeiro de 2020, após assumir o cargo ocupado por Dom Sergio Castriani desde 2012.
  • Cardeal Sérgio da Rocha - Brasil: Nascido em Dobrada, no interior de São Paulo, o cardeal é mestre em Teologia Moral pela Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, também em São Paulo, e doutor pela Academia Alfonsiana da Pontifícia Universidade Lateranense, em Roma.
  • Cardeal Jean-Marc Aveline - França: Nascido em 1958, em Sidi Bel Abbès, na Argélia. É citado por alguns especialistas (sobretudo franceses) como o "favorito"  de Francisco a sucedê-lo, sendo considerado o mais "bergogliano" dos bispos do país. Foi nomeado pelo Pontífice em 2022.


O QUE É O CONCLAVE

Conclave é uma palavra que vem do latim 'cum clavis'. Significa 'fechado com chave', se referindo à prática de confinar cardeais para permitir que eles escolham um novo papa sem interferência externa. 

 

 

 

 

fonte diariodonordeste

 

Faça um comentário // Expresse sua opinião...

Veja os últimos Comentários

Veja também

"Câmara de Vereadores de MT: Uma Mini Hollywood com Ação Policial e Bananas Surpreendentes"

"Câmara de Vereadores de MT: Uma Mini Hollywood co...

Na manhã desta terça-feira, a Câmara de Vereadores de Mato Grosso se tornou cenário de um intenso movimento policial e d...

Desembargador Marcos Machado é Eleito Presidente do TRE-MT

Desembargador Marcos Machado é Eleito Presidente d...

Na manhã desta terça-feira (29), o desembargador Marcos Machado foi eleito presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (...

Fit Pantanal 2025 terá mais de 45 eventos técnicos, exposições, gastronomia e cultura

Fit Pantanal 2025 terá mais de 45 eventos técnicos...

A Feira Internacional do Turismo do Pantanal (FIT Pantanal) anunciou oficialmente sua progra...