Rica em flavonoides, essa sobremesa pode melhorar a sensibilidade à insulina e ajudar a controlar os níveis de glicose no sangue
Um estudo de Harvard trouxe uma boa notícia para os amantes de chocolate: incluir pequenas porções de chocolate amargo na dieta pode estar associado a um menor risco de desenvolver diabetes tipo 2.
Segundo o Atlas de Diabetes 2025, da Federação Internacional de Diabetes (IDF), mais de 589 milhões de pessoas, entre 20 e 79 anos, vivem com a doença. Atualmente, o Brasil ocupa o 6º lugar no ranking global, com cerca de 16,6 milhões de casos diagnosticados — com mais de 90% deles sendo do tipo 2.
O diabetes tipo 2 é uma condição crônica que compromete a capacidade do corpo de utilizar ou produzir insulina de forma adequada, levando ao aumento dos níveis de glicose no sangue. Quando não controlado, pode causar complicações graves, como doenças cardiovasculares e renais; problemas neurológicos e de visão; além de aumentar a incidência de infecções.
Para entender melhor quais fatores elevam o risco do diabetes, e como o chocolate amargo pode ajudar na prevenção, a coluna Claudia Meireles conversou com a endocrinologista Jacy Alves. Segundo ela, a alimentação tem um papel central na prevenção contra a doença.
“Dietas ricas em carboidratos refinados, açúcares adicionados e gorduras saturadas aumentam o risco, enquanto uma alimentação rica em fibras, vegetais, grãos integrais e gorduras saudáveis colaboram com quem almeja prevenir ou retardar a condição”, afirma.
Por isso, a especialista recomenda adotar uma dieta rica em fibras, vegetais, grãos integrais e gorduras saudáveis, bem como evitar ultraprocessados e bebidas açucaradas.
GettyImages
A diabetes está relacionada, principalmente, aos hábitos alimentares do indivíduo. Por isso, é necessário manter uma dieta equilibrada, praticar exercícios físicos e abandonar vícios prejudiciais
Quanto ao chocolate amargo, a especialista explica que, por apresentar um alto teor de cacau em sua composição, o doce é naturalmente rico em flavonoides, composto com ação antioxidante e anti-inflamatória, o que contribui para melhorar a sensibilidade à insulina e para reduzir inflamações. Esses efeitos, quando combinados, ajudam a controlar os níveis de glicose no sangue e a função metabólica, essencial na prevenção do diabetes.
Apesar dos inúmeros benefícios do chocolate amargo na prevenção contra o diabetes, seu consumo deve ser moderado. O nutricionista Guilherme Lopes revelou à coluna que o ideal é escolher chocolates com pelo menos 70% de cacau e limitar a ingestão a um ou dois quadradinhos por dia. Essa quantidade é suficiente para aproveitar os flavonoides sem exagerar nas calorias, gorduras e açúcares.
O nutricionista alerta ainda que exagerar no chocolate amargo pode provocar um efeito inverso, contribuindo para ganho de peso e aumento do risco de doenças metabólicas, como o próprio diabetes.
Getty Images
O chocolate amargo é rico em flavonoide, composto com ação antioxidante e anti-inflamatória, o que contribui para melhorar a sensibilidade à insulina e reduzir inflamações
Além de auxiliar no controle glicêmico, o especialista lista uma série de benefícios que o chocolate amargo pode trazer à saúde.
Confira:
No entanto, os especialistas reforçam que o chocolate amargo não é tratamento para diabetes, e nem substitui hábitos saudáveis. Pessoas com diabetes já diagnosticada, ou com pré-diabetes, devem consultar um profissional de saúde antes de fazer qualquer alteração na dieta.
Além disso, o chocolate amargo contém calorias, gorduras e estimulantes como cafeína e teobromina. “Por isso, quem tem refluxo, enxaqueca frequente, sensibilidade à cafeína ou esteja em dietas com controle calórico mais rigoroso deve consumir com cautela”, recomenda.
PRÓXIMA NOTÍCIA
Alckmin é principal negociador do governo Lula de medidas contra o tarifaço
Marcelo Camargo/Agência Brasil - arquivo<...
Foto: Luiz Alves/ALMT
Nesta quinta-feira (14), às 14 horas, na sala 226, a Assembleia Legislativa de Mat...
Depois de o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), dizer que a Casa vai pautar propostas contra a adultizaç...
Faça um comentário // Expresse sua opinião...
Veja os últimos Comentários