Fala foi feita no Fórum Econômico Mundial em Davos, nesta terça-feira (20); fala ocorre em meio à nova escalada de ameaças tarifárias dos EUA
A União Europeia está prestes a concluir um acordo de livre comércio com a Índia, embora ainda haja trabalho a ser feito para finalizá-lo, disse a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, em um discurso no Fórum Econômico Mundial em Davos, nesta terça-feira (20).
"Ainda há trabalho a fazer. Mas estamos na iminência de um acordo comercial histórico. Alguns o chamam de a mãe de todos os acordos. Um acordo que criaria um mercado de 2 bilhões de pessoas, representando quase um quarto do PIB global", disse ela em um trecho de seu discurso sobre os esforços da UE para diversificar seu comércio.
Há expectativa de que a líder europeia visite a Índia no início da próxima semana.
Caso se concretize, será o segundo acordo comercial assinado pelo bloco europeu em menos de um mês. No sábado (17), foi chancelado o tratado Mercosul-UE, após 26 anos de negociações.
Dinamarca, Noruega, Suécia, França, Alemanha, Reino Unido, Holanda e Finlândia – países membros da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) – serão taxadas a partir do dia 1º de fevereiro, segundo anúncio de Trump na rede social Truth Social, no sábado (17). O valor da tarifa será aumentado para 25% a partir de junho.
Trump afirmou que tarifa será cobrada até que um acordo seja firmado para a compra total da Groenlândia.
"A proposta de tarifas adicionais é um erro, especialmente entre aliados de longa duração", disse a líder europeia em Davos.
As falas de Trump estão mexendo com o humor dos investidores desde o início da semana, com fortes perdas nas bolsas da Europa.
Nas mensagens, Macron disse ao americano que ele poderia convidar ucranianos, dinamarqueses, sírios e russos para participar à margem da reunião do G7 na quinta-feira (22), e também convidou o presidente para jantar com ele em Paris.
*Com informações da Reuters
NOTÍCIA ANTERIOR
A União Europeia está prestes a concluir um acordo de livre comércio com...
Faça um comentário // Expresse sua opinião...
Veja os últimos Comentários