@crsf

Câmara de Cuiabá cassa mandato da vereadora Edna Sampaio por quebra de decoro parlamentar

Câmara de Cuiabá cassa mandato da vereadora Edna Sampaio por quebra de decoro parlamentar

 

Na tarde desta quinta-feira (6), a Câmara de Cuiabá decidiu pela cassação do mandato da vereadora Edna Sampaio (PT). Com 19 votos favoráveis, um contrário e cinco ausências, a vereadora também se torna inelegível por oito anos, conforme estipula a Lei da Ficha Limpa. O suplente Robinson Cireia (PT) assumirá seu lugar.

Edna Sampaio é acusada de quebra de decoro parlamentar por supostamente praticar "rachadinha" com a verba indenizatória de R$ 5 mil de sua ex-chefe de gabinete, Laura Natasha. Durante a sessão, a vereadora não compareceu ao plenário e não apresentou defesa ao longo do processo. O servidor e advogado Pedro Henrique Nunes foi convocado para defender Edna em razão de sua ausência.

Antes da votação, o procurador Marcus Brito discursou por 10 minutos, destacando que Edna foi devidamente notificada de todos os atos processuais, mas optou por permanecer inerte e não compareceu a nenhuma das oitivas da Comissão Processante.

A sessão foi marcada pela presença de dois grupos distintos nas galerias da Câmara: um em apoio à cassação de Edna e outro em defesa da vereadora. Ambos os grupos levaram cartazes para se manifestarem durante as falas dos vereadores.

Esta é a segunda vez que Edna Sampaio enfrenta o plenário por acusações semelhantes. Em novembro passado, ela foi cassada por unanimidade, mas conseguiu reverter a decisão judicialmente e retomar seu cargo.

A decisão desta quinta-feira reflete as tensões políticas na Câmara de Cuiabá e coloca Robinson Cireia na posição de novo vereador do Partido dos Trabalhadores.

Faça um comentário // Expresse sua opinião...

Veja os últimos Comentários

Veja também

CPMI do INSS ouve presidente de sindicato que faturou R$ 221 milhões

CPMI do INSS ouve presidente de sindicato que fatu...

A CPMI do INSS ouve, nesta segunda-feira (3/11), o depoimento de Abraão Lincoln Ferreira da Cruz, presidente da

ONU cobra Brasil sobre regras anticorrupção em escritórios de advocacia

ONU cobra Brasil sobre regras anticorrupção em esc...

Um relatório da Uncac - Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção aponta que o Brasil ainda n...

CST do Bioma Pantanal debate pagamento por serviços ambientais e segurança jurídica

CST do Bioma Pantanal debate pagamento por serviço...

A quarta reunião ordinária da Câmara Setorial Temática do Bioma Pantanal foi realizada nesta segunda-feira (3), na Assem...