O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou um discurso do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que chamou de “absurdo” e comparou à retórica de anarquistas. A declaração foi concedida em entrevista à revista americana The New Yorker, publicada nesta quinta-feira (8).
“Vi um discurso dele [Trump] no Congresso dos EUA recentemente, e foi absurdo — aqueles republicanos aplaudindo qualquer bobagem que ele dissesse. Era quase o mesmo tipo de discurso que os anarquistas costumavam fazer na Itália e no Brasil no início do século, clamando por uma sociedade sem instituições, uma sociedade onde o capital impera”.
Não ficou claro se os anarquistas referidos remontam aos do começo deste século ou aos do século passado.
Lula afirmou que havia antes papéis mais decisivos de lideranças no mundo e que, atualmente, grande parte da população parecia ter perdido a noção da realidade.
“Os Estados Unidos eram o espelho da democracia, o pilar da democracia para o planeta”, disse. “Apesar de ser o país que mais trava guerras, é o país que mais fala sobre paz, sobre democracia. E agora tem o Trump, que às vezes se comporta como…”, disse e se conteve antes de continuar, de acordo com o jornalista Jon Lee Anderson, da The New Yorker.
Faça um comentário // Expresse sua opinião...
Veja os últimos Comentários