@crsf

Ministro do STF vota pela condenação de cuiabana e marido por participação em atos antidemocráticos

Ministro do STF vota pela condenação de cuiabana e marido por participação em atos antidemocráticos

 

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), votou pela condenação da cuiabana Alessandra Faria Rondon e de seu marido, Joelton Gusmão de Oliveira, por participarem dos atos antidemocráticos ocorridos em 8 de janeiro, em Brasília. Segundo o voto do ministro, o casal invadiu o prédio do Senado e registrou atos de quebra-quebra em perfis nas redes sociais.

Moraes propôs a condenação de ambos a 17 anos de prisão, além do pagamento de 100 dias-multa, no valor de 1/3 do salário-mínimo, totalizando R$ 47 mil. O ministro também sugeriu que o casal seja responsabilizado pelo pagamento de R$ 30 milhões a título de danos morais coletivos, devido às avarias causadas nos prédios dos Três Poderes durante os atos de janeiro de 2022.

A defesa de Alessandra argumentou que não há provas suficientes de que ela tenha praticado atos contra a democracia e questionou a competência do STF para julgar o caso, defendendo que deveria ser tratado pela primeira instância da Justiça Federal. No entanto, Moraes desqualificou os argumentos da defesa, citando que a própria acusada confessou ter participado do ato em interrogatório e que fotos divulgadas por ela nas redes sociais comprovam sua presença no local.

O julgamento do casal está ocorrendo de maneira virtual e será concluído na próxima terça-feira, dia 20. Caso a condenação seja confirmada, Alessandra e Joelton deverão cumprir a pena de prisão estabelecida pelo ministro Moraes.

É importante ressaltar que esta matéria é baseada no voto do ministro do STF e no conteúdo disponível até o momento. O resultado final do julgamento pode apresentar alterações.

Faça um comentário // Expresse sua opinião...

Veja os últimos Comentários

Sirlene Mentz

Tenho nojo desse governo, reticulo affes

Veja também

"Ex-garota de programa": Meta não removerá vídeos contra Michelle Bolsonaro

"Ex-garota de programa": Meta não removerá vídeos...

Justiça nega pedido de Michelle para apagar vídeo que a chama de garota de programa.(Imagem: Reprodução/Instagram)

...

Operações Lei Seca terminam com 12 motoristas presos por embriaguez em Cuiabá

Operações Lei Seca terminam com 12 motoristas pres...

GGI/SESP-MT

 

Doze motoristas foram presos por embriaguez ao volante na madrugada deste domingo (6.7), em duas ediç...

EMPREGO EM ALTA Confira as 10 cidades de MT que mais contrataram com carteira assinada

EMPREGO EM ALTA Confira as 10 cidades de MT que ma...

Na capital, a maior parte dos empregos foram gerados aos trabalhadores de serviços, vendedores de comércio em lojas e mercados - Foto...