@crsf

Não é o fim; é o início de uma nova história, diz escritora sobre shopping

Incêndio de grandes proporções destruiu complexo comercial e afetou diretamente 600 lojistas, que lutam para se reerguer

Não é o fim; é o início de uma nova história, diz escritora sobre shopping

Beatriz Passos 
Nove anos após a inauguração, a estrutura do Shopping Popular de Cuiabá, no bairro Porto, foi destruída por um incêndio na última segunda-feira (15). Cerca de 600 boxes foram atingidos e nada conseguiu ser salvo entre as mercadorias dos lojistas. Impressionadas pelas imagens do incidente, muitas pessoas acreditam que as chamas destruíram o símbolo de resistência e da luta dos camelôs da Baixada Cuiabana. Mas, para a jornalista e escritora Sandra Carvalho, que se dedicou a pesquisar sobre a história do Shopping Popular, esse será apenas mais um capítulo difícil na história dos comerciantes que, em breve, conseguirão se reerguer.

Sandra escreveu o livro “Shopping Popular: Uma história de luta e muitas conquistas”, contando desde o tempo em que as bancas ficavam nas ruas e reunindo os aspectos da transformação arquitetônica do espaço. A publicação ainda apresenta o relato dos empreendedores que ajudaram a modelar a identidade do complexo comercial.

Com vasto conhecimento sobre o Shopping Popular, Sandra acredita que o recente e trágico episódio não irá apagar o legado de lutas e conquistas.  “A memória do Shopping Popular vai ficar para sempre. Houve perda material, porém a história do Shopping Popular está imortalizada para sempre na história individual de cada um dos lojistas”, defende a jornalista.

Ela relembra a trajetória de luta dos comerciantes que, desde sempre, batalharam e enfrentaram muitos obstáculos para serem reconhecidos como lojistas e terem seu próprio espaço.

“Os camelôs sempre viveram à margem pelo próprio Código Penal, que prevê como descaminho a questão do contrabando. Então eles viviam com medo que a Polícia ou a Receita Federal chegassem e levassem toda a  mercadoria. Mas eles usaram a comunicação com a sociedade para construir a imagem de comerciantes sérios. A história do Shopping Popular é inspiradora”, afirma.

 

 

 

Reconstrução

Após o incêndio, o presidente da Associação do Shopping Popular, Misael Galvão, afirmou que os lojistas irão para o campo de futebol do Complexo Dom Aquino. O local é o mesmo no qual centenas de camelôs se instalaram há 29 anos.

"Esse episódio é complicado, mas os lojistas sempre lutaram. No dia 21 de abril de 1995, eles foram retirados do centro de Cuiabá e levados para o bairro Dom Aquino. Eles achavam que ali não iriam ter venda, por ser um lugar isolado. Mas, por conta própria, eles conseguiram montar uma estrutura e crescer. Na época que chegaram lá, só tinham dois banheiros e uma salinha. Eles sempre falavam que o teto era o céu e agora eles voltam novamente para essa situação, onde o teto é o céu”, relembra a escritora.

Arquivo

Shopping Popular - antiga

Imagem do Complexo Dom Aquino, que marcou o início do Shopping Popular

Ciente da perseverança dos comerciantes, Sandra acredita que, em breve, o shopping será reconstruído no mesmo lugar, com as ampliações já idealizadas antes do incêndio. 

“As pessoas gostam de ir ao Shopping Popular, desde as pessoas mais simples até as autoridades. O Shopping Popular conseguiu uma amizade com a sociedade”

Sandra Carvalho

“Eu acho que da mesma forma que eles começaram do zero, acredito muito que eles vão se reerguer. Eu acredito que logo, logo o Shopping Popular vai estar de volta. Eles vão começar lá no estacionamento, com barraquinhas, e eles vão com a mesma força de vontade construir o mesmo shopping. A história é inspiradora e esse é só mais um capítulo. Temos a data de 21 de abril e, agora, essa de 15 de julho. Eu acredito na reconstrução. Não é o fim. É o início de uma nova história”, diz a jornalista.

A escritora explica que o Shopping Popular faz parte da cultura cuiabana e tem lugar afetivo na memória dos moradores da cidade, que irão ajudar os empreendedores a se reerguerem.

“Essa ajuda tem a questão da solidariedade nata de nós brasileiros. Porém, o Shopping Popular faz parte da cultura de Cuiabá, tem um envolvimento afetivo. As pessoas gostam de ir ao Shopping Popular, desde as pessoas mais simples até as autoridades. O Shopping Popular conseguiu uma amizade com a sociedade. Essa solidariedade faz parte desse afeto entre os lojistas e a cidade", completa a escritora. 

Annie Souza/Rdnews

Sandra Carvalho Especial Shopping Popular

Incêndio

A fachada e as estruturas do complexo comercial desabaram com o fogo. Por ter muito material combustível, como plástico, perfumes, entre outros, a propagação do fogo foi maior. Segundo a Polícia Civil, não há indícios de que o ato tenha sido criminoso. A suspeita, até então, é de uma pane elétrica.

As equipes da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) vão analisar as imagens das câmeras de segurança do Shopping Popular para descobrir onde o incêndio começou. Além disso, autoridades se comprometeram a disponibilizar ajuda financeira para a reconstrução do Shopping.

 

Fonte:Rdnews.com.br

Faça um comentário // Expresse sua opinião...

Veja os últimos Comentários

Veja também

PF conclui perícia em pen drive apreendido com Bolsonaro

PF conclui perícia em pen drive apreendido com Bol...

O ex-presidente Jair Bolsonaro  • 09/06/2025 - Ton Molina/STF

 

O pen drive apre...

ALMT participa de assinatura de ordem de serviço para duplicação da BR-163 no trecho entre Várzea Grande e Jangada

ALMT participa de assinatura de ordem de serviço p...

Foto: EDSON RODRIGUES/Assessoria de Gabinete

 

 

Deputados estaduais acompanharam a assinatura da...

SOLUÇÃO HISTÓRICA “Coragem do Governo de MT está garantindo infraestrutura de qualidade na BR-163”, afirma diretor-geral da ANTT

SOLUÇÃO HISTÓRICA “Coragem do Governo de MT está g...

Crédito - Mayke Toscano/Secom-MT

Allan Pereira | Secom-MT

 

O diretor-geral da Ag&e...