@crsf

Secretário de Educação rebate acusações do Sintep-MT sobre aprovações irregulares de alunos

Secretário de Educação rebate acusações do Sintep-MT sobre aprovações irregulares de alunos

 

O secretário estadual de Educação de Mato Grosso, Alan Porto, afirmou que o Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT) tem feito falsas acusações contra o Governo do Estado. Recentemente, sindicalistas protestaram alegando que a Secretaria de Educação tem aprovado alunos que não alcançaram o mínimo de nota e presença nas aulas.

Porto rebateu as alegações, afirmando que o Sintep está divulgando informações mentirosas e que os dados sobre o desempenho dos alunos são transparentes e acessíveis. “O sindicato faz muitas afirmações que têm caído por terra porque são mentiras. O Estado é transparente. As avaliações diagnósticas são feitas no início do ano, as processuais no final. Esses dados [resultados] são divulgados na internet e para todas as escolas, tanto de proficiência quanto de assiduidade. Todos os estudantes e profissionais têm acesso”, explicou o secretário.

Além disso, Porto sugeriu que o sindicato pode estar confundindo a aprovação por dependência com reprovação. Segundo ele, a dependência, prevista no regimento educacional, permite que um aluno que não atingiu a nota mínima possa fazer outra avaliação no ano seguinte, desde que não esteja encerrando uma etapa de formação. “O que tem em Mato Grosso e no Brasil é em relação ao ciclo. Tem o ciclo da alfabetização, do fundamental dois e do Ensino Médio. A cada fim de ciclo, o aluno é retido ou pode avançar com dependências. Isso ocorre na rede pública ou privada. Pode ser que o Sintep tenha confundido. Ele [aluno] pode ter até três dependências e isso está aprovado dentro do conselho estadual”, completou Porto.

A controvérsia segue enquanto o Sintep-MT continua a criticar as políticas educacionais do estado, e a Secretaria de Educação reafirma seu compromisso com a transparência e a qualidade do ensino.

Faça um comentário // Expresse sua opinião...

Veja os últimos Comentários

Veja também

Regra dos 90 minutos: por que evitar café ao acordar pode ser a sua melhor escolha

Regra dos 90 minutos: por que evitar café ao acord...

Tomar 

Simonetti defende reforma do Judiciário, com código de conduta e mandatos

Simonetti defende reforma do Judiciário, com códig...

Em artigo publicado no sábado, 24, o presidente nacional da OAB, Beto Simonetti, defendeu a necessidade de debater a reforma do Judici&aacut...

Jovens cuiabanas relatam momentos de terror após raio atingir ato político em Brasília

Jovens cuiabanas relatam momentos de terror após r...

Duas jovens de Cuiabá (MT) viveram momentos de pânico neste domingo (25) após serem atingidas indiretamente po...