O secretário estadual de Educação de Mato Grosso, Alan Porto, afirmou que o Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT) tem feito falsas acusações contra o Governo do Estado. Recentemente, sindicalistas protestaram alegando que a Secretaria de Educação tem aprovado alunos que não alcançaram o mínimo de nota e presença nas aulas.
Porto rebateu as alegações, afirmando que o Sintep está divulgando informações mentirosas e que os dados sobre o desempenho dos alunos são transparentes e acessíveis. “O sindicato faz muitas afirmações que têm caído por terra porque são mentiras. O Estado é transparente. As avaliações diagnósticas são feitas no início do ano, as processuais no final. Esses dados [resultados] são divulgados na internet e para todas as escolas, tanto de proficiência quanto de assiduidade. Todos os estudantes e profissionais têm acesso”, explicou o secretário.
Além disso, Porto sugeriu que o sindicato pode estar confundindo a aprovação por dependência com reprovação. Segundo ele, a dependência, prevista no regimento educacional, permite que um aluno que não atingiu a nota mínima possa fazer outra avaliação no ano seguinte, desde que não esteja encerrando uma etapa de formação. “O que tem em Mato Grosso e no Brasil é em relação ao ciclo. Tem o ciclo da alfabetização, do fundamental dois e do Ensino Médio. A cada fim de ciclo, o aluno é retido ou pode avançar com dependências. Isso ocorre na rede pública ou privada. Pode ser que o Sintep tenha confundido. Ele [aluno] pode ter até três dependências e isso está aprovado dentro do conselho estadual”, completou Porto.
A controvérsia segue enquanto o Sintep-MT continua a criticar as políticas educacionais do estado, e a Secretaria de Educação reafirma seu compromisso com a transparência e a qualidade do ensino.
Prédio do Ministério da Fazenda em Brasília • 14/02/2023REUTERS/Adriano Machado
A t...
Bernie Ecclestone, ex-presidente e CEO da Fórmula 1, sugeriu a aposentadoria de Lewis Hamilton, piloto da Ferrari, e apontou Gabriel Bo...
Lideranças da oposição no Congresso Nacional anunciaram nesta terç...
Faça um comentário // Expresse sua opinião...
Veja os últimos Comentários