@crsf

Quatro foragidos são capturados em menos de quatro dias com apoio do Vigia Mais MT

O Programa Vigia Mais MT já conta com mais de 15 mil câmeras integradas ao sistema

Quatro foragidos são capturados em menos de quatro dias com apoio do Vigia Mais MT

A | A

Em menos de quatro dias, quatro pessoas com mandado de prisão em aberto foram capturadas em diferentes municípios de Mato Grosso com o apoio do Vigia Mais MT, programa de videomonitoramento do Governo do Estado que integra câmeras ao sistema do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp).

A prisão mais recente ocorreu neste domingo (13.10), em Várzea Grande. O sistema identificou um veículo em circulação pela Avenida Leôncio Lopes de Miranda, e, com base em informações prévias sobre a rota da suspeita, as câmeras foram reposicionadas estrategicamente ao longo do trajeto.

As imagens em tempo real permitiram que o 4º Batalhão da Polícia Militar, com apoio da equipe Raio, realizasse a abordagem na Avenida Presidente Arthur Bernardes, no bairro Jardim Aeroporto. A suspeita foi detida e encaminhada à Delegacia da Polícia Judiciária Civil para as providências cabíveis.

No dia anterior, sábado (12.10), também em Várzea Grande, o sistema do Vigia Mais MT emitiu alerta após a passagem de um veículo monitorado pela Rua da Guarita. As equipes reposicionaram as câmeras ao longo do trajeto e acionaram os policiais do 4º Batalhão, que localizaram o automóvel em um posto de combustíveis. O motorista foi abordado e conduzido à delegacia após a confirmação do mandado de prisão por homicídio, em aberto.

Na sexta-feira (11.10), em Lucas do Rio Verde, a tecnologia de leitura automática de placas (OCR) identificou um veículo com restrição judicial trafegando pela Avenida Goiás. As informações foram repassadas via rádio às equipes da Guarda Municipal, que realizaram a abordagem no estacionamento de um estabelecimento comercial. O condutor foi levado à delegacia após confirmação do mandado, sem necessidade de uso de força.

Já na quinta-feira (10.10), em Cuiabá, o sistema de reconhecimento facial do Vigia Mais MT detectou uma mulher com mandado de prisão ativo, por homicídio, em uma das câmeras instaladas na região central. O setor de videomonitoramento acompanhou o deslocamento da suspeita até o momento em que a equipe policial efetuou a abordagem. Ela foi encaminhada à unidade da Polícia Judiciária Civil.

Vigia Mais MT

O Programa Vigia Mais MT já conta com mais de 15 mil câmeras integradas ao sistema de videomonitoramento do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp). A iniciativa está presente em 128 municípios mato-grossenses, fortalecendo a atuação integrada entre as forças de segurança do Estado.

Com o uso de tecnologias avançadas, como o reconhecimento facial e a leitura automática de placas (OCR), o programa tem contribuído de forma decisiva para a prevenção e elucidação de crimes, além de garantir respostas mais rápidas às ocorrências.

Desde a sua implantação, cerca de 70 prisões já foram realizadas com o apoio direto do sistema, consolidando o Vigia Mais MT como uma das ferramentas mais eficientes de segurança pública no país.

 

 

 

 

 

Maria Klara Duque* | Sesp-MT

 

Faça um comentário // Expresse sua opinião...

Veja os últimos Comentários

Veja também

Alisson Alencar destaca diálogo e cooperação institucional na posse da AMMP

Alisson Alencar destaca diálogo e cooperação insti...

O conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE-MT) Alisson Alencar destacou o diálogo e a coopera&cce...

Conteúdos falsos criados com IA mais que triplicam entre 2024 e 2025

Conteúdos falsos criados com IA mais que triplicam...

A divulgação de conteúdos falsos criados com inteligência artificial (IA) mais do que triplicaram entre 2024 e 2...

‘O Agente Secreto’ atinge marca de 2 milhões de espectadores nos cinemas brasileiros

‘O Agente Secreto’ atinge marca de 2 milhões de es...

O filme O Agente Secreto não para de dar orgulho. Dirigido pelo cineasta pernambucano Klebe...