A parceria entre a Casa de Leis e o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE) amplia acesso da população aos serviços de cartório eleitoral
Foto: GILBERTO LEITE/SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE), inaugurou nesta terça-feira (7) a Central de Atendimento da Justiça Eleitoral nas dependências da Casa de Leis. O novo espaço, localizado no Espaço Cidadania, funcionará de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h, e tem como principal objetivo facilitar o acesso da população aos serviços de cadastro e coleta biométrica.
A iniciativa é resultado de um acordo de cooperação técnica firmado entre o TRE e a ALMT, por meio da 39ª Zona Eleitoral de Cuiabá. O convênio prevê a instalação de três guichês de atendimento, equipados com computadores, kits biométricos e impressoras, fornecidos pela Justiça Eleitoral. O posto funcionará até 7 de maio de 2026, prazo final para a regularização do cadastro eleitoral antes das Eleições 2026.
A Central oferecerá todos os serviços de cartório eleitoral, incluindo emissão e regularização do título de eleitor, atualização de dados cadastrais, coleta e revisão biométrica, emissão de certidões e informações sobre locais de votação.
O assessor técnico da Corregedoria do TRE, Kelsen França de Magalhães, ressaltou a importância da unidade para ampliar o alcance da Justiça Eleitoral.
“Temos 128 pontos de atendimento em Mato Grosso, sendo 29 com horário estendido, como aqui na ALMT. A expectativa é que esse posto tenha grande procura, por ser um local de alto fluxo. Essa parceria é muito produtiva, pois garante mais um espaço para atendimento rápido e eficiente ao eleitor”, afirmou.
De acordo com Uecileny Rodrigues Fernandes, ouvidora-geral da ALMT, a nova parceria fortalece a política de integração de serviços ao cidadão. “Quem procura o Espaço Cidadania muitas vezes vem para tirar a nova Carteira de Identificação Nacional (CIN) e, agora, já pode regularizar também o título de eleitor. Aqui, o cidadão encontra serviços do Procon, Detran, Defensoria Pública e identificação infantil, tudo em um só lugar. Oferecemos estrutura e pessoal para atender com agilidade e comodidade”, destacou.
A técnica administrativa do TRE Zilanda Sorai de Oliveira reforçou que o cidadão pode realizar todos os serviços eleitorais de forma simples. “Estamos com três guichês e o atendimento leva, em média, de 10 a 15 minutos. O eleitor só precisa trazer certidão de nascimento ou casamento e comprovante de residência”, explicou.
Entre os primeiros atendidos, o gerente comercial Pedro Henrique Wiegner elogiou a iniciativa. “Fui atendido super bem e aproveitei para atualizar meu título, que estava pendente desde que me mudei para Cuiabá. Essa integração entre a Assembleia e o TRE facilita muito a vida do cidadão. É um serviço rápido e completo”, comentou.
Espaço Cidadania - Com a parceria entre a ALMT e o TRE, o Espaço Cidadania consolida-se como um polo de cidadania e inclusão, reunindo em um único local, serviços essenciais para a população mato-grossense.
A Central de Atendimento do TRE na ALMT passa a oferecer serviços de cartório eleitoral, incluindo, emissão e regularização do título de eleitor; atualização de dados cadastrais, coleta e revisão biométrica, emissão de certidões eleitorais, informações sobre locais de votação e serviços da Justiça Eleitoral.
Fote: ALMT
POR ROSANGELA MILLES / SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
O saque-aniversário é um benefício que permite ao trabalhador retirar determinado valor do saldo do seu FGTS, anualmente, no m...
A Polícia Civil de Mato Grosso cumpriu, na manhã desta terça-feira (7.10), 36 ordens judiciais no âmbito da "Opera&...
Foto: GILBERTO LEITE/SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (AL...
Faça um comentário // Expresse sua opinião...
Veja os últimos Comentários