@crsf

Líder do governo Lula no Congresso cita Pacheco e Messias para sucessão de Barroso no STF

O senador Randolfe Rodrigues destacou o papel que Luís Roberto Barroso exerceu no STF

Líder do governo Lula no Congresso cita Pacheco e Messias para sucessão de Barroso no STF

O líder do governo Luiz Inácio Lula da Silva no Congresso Nacional, senador Randolfe Rodrigues (PT-AP), afirmou nesta quinta-feira (9) que o presidente enfrentará um desafio para escolher o substituto “à altura” do ministro Luís Roberto Barroso, que anunciou sua saída do Supremo Tribunal Federal (STF) durante a sessão plenária de hoje.

“Acho que nós temos muitos bons nomes colocados. Tem o nome do (ex) presidente (do Senado) Rodrigo Pacheco (PSD-MG), tem o nome do advogado-geral da União, o ministro (Jorge) Messias”, declarou Randolfe.

“O presidente vai dialogar. A escolha é um ato unilateral do presidente da República. O presidente do Senado (Davi Alcolumbre) deverá conversar com o presidente da República nas próximas horas, e o presidente encontrará um nome à altura de Barroso”, continuou Randolfe.

Além disso, o senador Randolfe Rodrigues destacou o papel que Luís Roberto Barroso exerceu no STF. “Barroso foi um homem público que cumpriu suas atribuições com enorme amor ao Brasil, dedicação e zelo à Justiça e aos brasileiros”, afirmou.

Randolfe também fez uma brincadeira ao mencionar o ex-presidente do Senado Rodrigo Pacheco. “Acredito que será uma decisão breve. O presidente vai encontrar alguém à altura de Luís Roberto Barroso. O presidente Pacheco é mais alto”, brincou.

Barroso, de 67 anos, se despede do Supremo apesar de ainda ter direito a permanecer no cargo até os 75 anos, idade-limite prevista pela Constituição de 1988. O nome indicado por Lula precisará ser aprovado após sabatina no Senado Federal, como exige o rito constitucional.

 

 

 

 

Estadao conteúdo 

leia já 

Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

Faça um comentário // Expresse sua opinião...

Veja os últimos Comentários

Veja também

Brumadinho: Nunes Marques vota para anular multa de R$ 86 mi à Vale

Brumadinho: Nunes Marques vota para anular multa d...

Ministro Nunes Marques votou por anular multa de R$ 86,2 milhões aplicada à Vale pela CGU – Controladoria-Geral da União...

Maluf reforça atuação preventiva nas contas de Confresa e avalia sustentabilidade de hospital municipal

Maluf reforça atuação preventiva nas contas de Con...

Diante dos riscos ao equilíbrio fiscal e da pressão crescente sobre a saúde pública regional, o conselheiro do Tribunal...

Anvisa emite alerta para risco de pancreatite associado ao uso indevido de canetas emagrecedoras

Anvisa emite alerta para risco de pancreatite asso...

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu um alerta de farmacovigilância para os riscos de p...