@crsf

Quais ex-presidentes do Brasil já foram presos?

Linha do tempo reúne prisões de ex-presidentes, do caso mais recente aos registros históricos.

Quais ex-presidentes do Brasil já foram presos?

Nos últimos sete anos, quatro ex-presidentes brasileiros tiveram a prisão decretada em diferentes investigações. O número concentrado em um período curto chama atenção, mas não é um episódio isolado. O país, antes mesmo da redemocratização, já havia registrado detenções de ex-chefes do Executivo. 

 

A mais recente ocorreu neste sábado (22), com a decretaaçao da prisão preventiva do ex Presidente Jair Bolsonaro.

 

Jair Bolsonaro — 2025

A prisão preventiva foi decretada neste sábado (22), em Brasília. A Polícia Federal estabeleceu a medida após o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) convocar, na noite de sexta-feira (21), uma vigília de apoiadores em frente à casa do pai. 

Fernando Collor — 2025

A prisão ocorreu em Maceió, Alagoas, em abril de 2025. O ex-presidente cumpre pena em regime domiciliar desde maio por questões de saúde.

Michel Temer — 2019 

Temer foi preso em São Paulo em 21 de março de 2019, em ação da Operação Lava Jato. Ele não chegou a ser condenado e ficou quatro noites detido no prédio da Polícia Federal.

Lula da Silva — 2018 

Preso em 7 de abril de 2018, no âmbito da Lava Jato, Lula se entregou à Polícia Federal no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo do Campo. Ele permaneceu preso por 580 dias.

 

Prisões sob o regime militar

 

Jânio Quadros — 1968 

 

O ex-presidente foi submetido a confinamento de 120 dias em Corumbá (MS), a partir de julho de 1968, após críticas ao regime militar.

Juscelino Kubitschek — 1968 

JK foi preso em 13 de dezembro de 1968, em um quartel de Niterói (RJ). Permaneceu detido por nove dias e depois cumpriu 30 dias de prisão domiciliar.

 

Prisões na República Velha

Café Filho — 1928

 

Foi preso pela primeira vez em 1928, à época líder de um órgão de oposição aos governos federal e estadual. Ele acabou detido no quartel da polícia em Natal, Rio Grande do Norte. Café Filho permaneceu no local por 70 dias.

Artur Bernardes — 1932

O ex-presidente foi preso entre 23 de setembro e 4 de dezembro de 1932, em Araponga (MG), por participação na Revolução Constitucionalista.

Washington Luís — 1930

Deposto pela Revolução de 1930, Washington Luís foi preso no Forte de Copacabana, no Rio de Janeiro, entre 24 de outubro e 20 de novembro daquele ano.

Hermes da Fonseca — 1922

Hermes da Fonseca foi preso duas vezes em julho de 1922. A primeira detenção ocorreu no dia 2, e ele foi solto no dia seguinte. A segunda prisão, em 7 de julho, ocorreu após críticas ao presidente Epitácio Pessoa.

 

 

 

 

 

 

Escrito por

*Nathália Paula Braga

*Estagiária sob supervisão da jornalista Lorena Cardoso.

Faça um comentário // Expresse sua opinião...

Veja os últimos Comentários

Veja também

PF prende desembargador por suposto vazamento de informações ao Comando Vermelho

PF prende desembargador por suposto vazamento de i...

A PF deflagrou, nesta terça-feira, 16, no Rio de Janeiro/RJ, a Operação Unha e Carne 2 e prendeu o desembargador Macári...

Mega-Sena sorteia nesta terça-feira prêmio acumulado em R$ 52 milhões

Mega-Sena sorteia nesta terça-feira prêmio acumula...

As seis dezenas do concurso 2.952 da Mega-Sena serão sorteadas, a partir das 21h (horário de Brasília), desta terça-fei...

Em 6 dias, CNH do Brasil soma 19 milhões de usuários e 1 milhões de pedidos de novas habilitações

Em 6 dias, CNH do Brasil soma 19 milhões de usuári...

O aplicativo CNH do Brasil, lançado pelo governo federal há seis dias, ultrapassou 19,4 milhões de usuários. Conforme o...