Entenda se você pode ser obrigado a trabalhar no feriado de Nossa Senhora Aparecida e quais são seus direitos trabalhistas.
Muitos trabalhadores aguardam o feriado de segunda-feira, 12 de outubro, quando se celebra Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil. A data é feriado nacional e deve garantir descanso aos trabalhadores, criando um período de três dias consecutivos de folga para quem não trabalha nos fins de semana.
É importante esclarecer que o Dia das Crianças, também celebrado em 12 de outubro, não é feriado nacional, sendo apenas uma data comemorativa. O feriado refere-se exclusivamente a Nossa Senhora Aparecida.
Como fica o calendário: No fim de semana anterior (10 e 11 de outubro), os dias já são livres para quem não trabalha aos sábados e domingos, totalizando três dias de descanso ininterruptos.
Ainda em 2026, restam quatro feriados nacionais a serem observados, sendo que três deles podem proporcionar fins de semana prolongados, aumentando os períodos de repouso.
Nem todos os trabalhadores estão dispensados em feriados nacionais. A lei permite que atividades consideradas essenciais funcionem normalmente. Quem trabalhar em feriado tem direito a remuneração em dobro ou folga compensatória.
Posso ser obrigado a trabalhar no feriado?
Sim. Embora a CLT (artigo 70) proíba atividades profissionais durante feriados nacionais, existem exceções para setores essenciais como indústria, comércio, transportes, comunicações, serviços funerários e segurança. Além disso, uma Convenção Coletiva de Trabalho pode autorizar o trabalho nessas datas.
Quais são meus direitos se trabalhar no feriado?
A legislação garante pagamento em dobro ou compensação com folga em outro dia. Se existir banco de horas acordado, as horas trabalhadas podem ser lançadas conforme o acordo firmado entre as partes.
Como é definida a compensação?
A definição entre pagamento em dobro ou folga compensatória é feita por meio de Convenção Coletiva de Trabalho. Na ausência desse acordo, a compensação deve ser negociada entre empregador e funcionário, sempre respeitando a legislação. O empregador não pode decidir unilateralmente; se houver convenção coletiva, ela prevalece; caso contrário, o pagamento em dobro é obrigatório.
Posso ser demitido por justa causa se não trabalhar no feriado quando escalado?
A ausência pode ser caracterizada como insubordinação, mas a demissão por justa causa geralmente não resulta de um fato isolado, mas de comportamento faltoso reiterado. O processo normalmente inclui advertências formais antes da dispensa. Em expediente normal, o funcionário pode sofrer desconto do dia como falta injustificada, mas a demissão por justa causa exige análise de recorrência, impacto à empresa e função exercida.
As regras são iguais para empregados fixos e temporários?
Sim, as regras básicas aplicam-se a ambos, incluindo direito a pagamento em dobro ou folga compensatória. Porém, trabalhadores temporários podem ter condições específicas previstas em contrato.
Como funciona para trabalhadores intermitentes?
Para quem trabalha sob regime intermitente, o pagamento pelos dias trabalhados em feriados deve ser acordado na contratação. O contrato deve especificar o valor da hora, já considerando adicionais por trabalho em feriados ou horas extras. O trabalhador recebe o valor previamente combinado para os dias efetivamente trabalhados.
Próximos feriados em 2026:
Após outubro, o próximo ponto facultativo é 28 de outubro (Dia do Servidor Público), que pode ser adotado como feriado em alguns estados e municípios. Novembro terá três feriados nacionais, sendo o primeiro em 2 de novembro (Dia de Finados), que cairá em segunda-feira, garantindo três dias consecutivos de descanso.
Quem trabalhar nesses feriados também terá direito a pagamento em dobro ou folga compensatória, conforme a legislação vigente.
Conteúdo/ODOC - O deputado Max Russi (Podemos), atual presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, anunciou sua intenção d...
Durante o primeiro turno das Eleições 2026, realizado no domingo (4), a Polícia Federal desenvolveu extensas operações em Mato Grosso voltadas ao c...
O Tribunal de Contas de Mato Grosso emitiu orientação aos gestores municipais para que acelerem, durante o ano de 2026, os procedimentos de identif...
Faça um comentário // Expresse sua opinião...
Veja os últimos Comentários