@crsf

Cinco atletas de Mato Grosso competem nas Olímpiadas de Paris; conheça

Os convocados são todos do interior e competirão nas modalidades de Atletismo, Futebol, Canoagem e Taekwondo

Cinco atletas de Mato Grosso competem nas Olímpiadas de Paris; conheça

Geovanna Torquato


A poucos dias da abertura das Olímpiadas de Paris, o time Brasil já conta com cinco mato-grossenses com vagas garantidas nos jogos. Os atletas Almir Júnior, do Salto Triplo, Ana Sátila, da canoagem, Ana Vitória, do futebol, Caroline Santos, do taekwondo, e Lissandra Campos, do Salto em Distância, foram convocados para representarem o país na 33ª edição da competição esportiva mais importante do mundo.

Neste ano, o Brasil conta com 281 atletas convocados até o momento. O número é menor do que a delegação de Tóquio 2020, que totalizou 302, em razão dos times masculinos de futebol e handebol não terem conseguido garantir a vaga.

Montagem/Reprodução

Atletas de MT nas Olimp�adas de Paris

Direita para esquerda: Ana Vitória, Almir Junior, Ana Sátila, Caroline Santos e Lissandra Maysa

 

Entre os mato-grossenses, Almir Junior foi o primeiro a garantir a vaga. De Peixoto de Azevedo (a 674 km de Cuiabá), ele atingiu o índice olímpico em julho de 2023, durante o Campeonato Sul-Americano em São Paulo (SP). Almir atingiu a marca de 17,24m no salto triplo, que é uma prova dentro da modalidade do Atletismo, e conquistou a vaga automaticamente.

Já neste ano, o atleta mato-grossense conquistou o título de CampeãoIbero-americano na edição realizada em Cuiabá. Almir competiu poucos dias depois de ter ajudado nos resgastes das vítimas no Rio Grande do Sul, estado onde mora atualmente.

A atleta de Nossa Senhora do Livramento (a 37 km de Cuiabá) Lissandra Campos também é destaque no Atletismo. Do salto em distância, a jovem de 22 anos de junta a Eliane Martins para representar o Brasil na prova.

Lissandra foi convocada após uma atualização na lista da World Athletics, organização responsável pelas competições de atletismo. Ela foi a vice-campeã em sua prova no Ibero-americano, bem como é bolsista do Projeto Olimpus MT, do Governo de Mato Grosso.

Mayke Toscano/Secom-MT

Lissandra Campos MT

Outra convocação marcante foi a de Ana Vitória, natural de Rondonópolis (a 216 km de Cuiabá). A meio-campista já tinha sido convocada para a Seleção Feminina de Futebol em outras competições, mas é estreante nos jogos Olímpicos. Atualmente no Atlético de Madrid, na Espanha, a atleta gravou o momento em que assistia a convocação na sala de casa, junto da família.  

 

Caroline "Juma" Santos, de Água Boa (a 744 km de Cuiabá), começou no taekwondo com 10 anos, após se mudar para o interior de Goiás. Após uma competição decisiva em 2015, Caroline foi convidada para se mudar para São Paulo e, hoje, é número um do ranking na categoria de 62kg. Em Paris, ela competirá em provas de até 67kg.

Já a canoísta Ana Sátila está em sua quarta olímpiada. A atleta não é nascida em Mato Grosso, mas mudou-se para Primavera do Leste (a 243 km de Cuiabá) muito nova. Ana Sátila conquistou a vaga olímpica após ir para a final do Campeonato Mundial de Canoagem com a irmã, Omira Estácia, em setembro de 2023. Ela compete na modalidade Slalom e também em dupla no Caiaque Cross.

Reprodução

Ana Sátila

As provas das Olímpiadas de Paris começam a partir do dia 24 de julho, com jogos de futebol e rúgby. Após a cerimônia de abertura, do dia 26, o calendário é mais denso e haverá competições acontecendo simultaneamente.

Confira, abaixo, a agenda dos atletas de MT em Paris, no horário de Cuiabá:

- Almir Junior: 07/08, às 13h45

- Lissandra Campos: 06/08, às 5h15

- Ana Vitória: jogos pelo grupo C nos dias 25/07 (às 13h), 28/07 (às 11h) e 31/07 (às 11h).

- Caroline Santos: 09/08, às 3h (oitavas de final)

- Ana Sátila: 31/07, às 9h30

 

 

Fonte: rdnews.com.br

 

Faça um comentário // Expresse sua opinião...

Veja os últimos Comentários

Veja também

CPI das Obras em Cáceres: Vereadores Reclamam de Irregularidades em Licitações

CPI das Obras em Cáceres: Vereadores Reclamam de I...

 

Na última sessão da Câmara Municipal de Cáceres, o debate sobre a abertura de uma Comissão Parla...

Constelação familiar realmente funciona? Entenda seus riscos

Constelação familiar realmente funciona? Entenda s...

Muito utilizada em sessões coletivas e até mesmo em audiências judiciais, a constelação familiar é uma pr&...

TOLERÂNCIA ZERO Polícia Militar aumenta em 166% as apreensões de drogas no primeiro semestre de 2025

TOLERÂNCIA ZERO Polícia Militar aumenta em 166% as...

PMMT

 

As apreensões de drogas realizadas pela Polícia Militar de Mato Grosso aumentaram em 166% no primeiro...