@crsf

Anatel analisa pedido da empresa de Elon Musk para ampliar serviço no Brasil com 7,5 mil satélites

Ao todo, a Starlink já possui cerca de 6.350 satélites na órbita baixa da Terra

Anatel analisa pedido da empresa de Elon Musk para ampliar serviço no Brasil com 7,5 mil satélites

Starlink, empresa de Elon Musk, está aguardando a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) fazer a análise do pedido para ampliação das operações em território brasileiro com mais 7,5 mil satélites. Segundo o portal de notícias G1, o julgamento do caso deve acontecer no dia 13 de fevereiro de 2025.

Conforme o relator do processo, conselheiro Alexandre Freire, o pedido de ampliação de cobertura foi feito pela empresa de Elon Musk em dezembro de 2023. Ou seja, há aproximadamente um ano.

Ao todo, a Starlink já possui cerca de 6.350 satélites na órbita baixa da Terra, mas a previsão de Elon Musk é de ampliar essa "malha" ainda mais para oferecer conexão estável em áreas rurais, isoladas ou em alto-mar.

Serviço em teste nos Estados Unidos

Conforme o portal de tecnologia Tudo Celular, os planos da empresa americana são de oferecer um serviço de internet via satélite que não precisa de hardware adicional. Ou seja: o consumidor não necessita de uma antena para acessar a conexão no smartphone.

Conhecido como "Direct to Cell", o serviço já oferece o envio e rebimento de SMS nos Estados Unidos, e a previsão é de que, em breve, seja possível realizar chamadas.

Para isso, o consumidor precisa apenas adquirir um plano compatível com essa cobertura na operadora de preferência, uma vez que qualquer celular 4G pode acessar a rede da Starlink.

Por enquanto, o "Direct to Cell" não tem previsão para ser liberado no Brasil, mas a Starlink também precisará de autorização da Anatel para operar essa modalidade de conexão em parceria com operadoras nacionais.

 

 

 

 

fonte diario do nordeste

Faça um comentário // Expresse sua opinião...

Veja os últimos Comentários

Veja também

Antonio Joaquim apresenta relatório preliminar que revela R$ 4,7 bi em benefícios fiscais a empresas da Moratória da Soja

Antonio Joaquim apresenta relatório preliminar que...

O relatório preliminar da auditoria sobre os incentivos fiscais, realizada pelo Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), revela que entre...

Sindicato dirigido por irmão de Lula é recordista em descontos do INSS alvos de investigação da PF

Sindicato dirigido por irmão de Lula é recordista...

Frei Chico, irmão mais velho de Lula, é vice-presidente de entidade alvo da operação que apura fraudes no INSS  &...

Polícia Civil cumpre mandados e desestrutura facção envolvida com o tráfico de drogas no médio-norte

Polícia Civil cumpre mandados e desestrutura facçã...

A Polícia Civil de Mato Grosso deflagrou, nesta quarta-feira (30.4), a Operação Reta Final, com o objetivo de desestruturar e...