@crsf

Brasileiros que quiserem estudar nos EUA terão redes sociais monitoradas pelo governo, diz Embaixada

Em nova diretriz, Estados Unidos exigem que perfis de redes sociais de solicitantes de visto estudantil estejam públicos para avaliação do consulado

Brasileiros que quiserem estudar nos EUA terão redes sociais monitoradas pelo governo, diz Embaixada

Embaixada dos Estados Unidos no Brasil informou, nesta quarta-feira (25), que passará a monitorar as redes sociais de todos os solicitantes de visto de estudante para o país. A medida faz parte de um novo protocolo de segurança nacional adotado pelo governo americano, que visa intensificar a triagem de estrangeiros que desejam estudar ou participar de programas de intercâmbio nos EUA.

decisão sobre o monitoramento já havia sido informada no último dia 18.

De acordo com o comunicado que detalha a medida, a checagem será obrigatória para candidatos às categorias de visto F, M e J — voltadas a estudantes e intercambistas. Para isso, os solicitantes deverão tornar públicos todos os perfis de redes sociais, permitindo que as autoridades consulares examinem suas atividades e publicações.

 

“Obter um visto para os EUA é um privilégio, não um direito”, afirmou o Departamento de Estado no texto. “Utilizamos todas as informações disponíveis durante a triagem e verificação de vistos para identificar solicitantes inadmissíveis aos EUA, especialmente aqueles que representam uma ameaça à segurança nacional.”

 

Ainda segundo a nota, a retomada dos agendamentos para entrevistas de visto nessa categoria ocorrerá em breve. Os interessados devem acompanhar os canais oficiais da Embaixada e dos consulados americanos para verificar datas e horários.

Política imigratória rígida nos EUA

A medida surge em meio a uma série de políticas migratórias mais rígidas implementadas pelo governo do presidente Donald Trump, que defende, desde o início da nova gestão, um controle mais rigoroso sobre a entrada de estrangeiros no país. 

Em um decreto assinado no dia da posse, Trump já havia solicitado a intensificação das verificações de antecedentes, especialmente para pessoas que demonstrassem, segundo o texto, “atitudes hostis em relação aos cidadãos, cultura, governo, instituições ou princípios fundacionais dos EUA”.

O país havia suspendido temporariamente a emissão de vistos para estudantes no fim de maio, com o objetivo de implementar os novos requisitos. Agora, com a publicação oficial das diretrizes, os pedidos voltarão a ser analisados.

 

 

 

 

dirariodonordeste

 

 

 

Faça um comentário // Expresse sua opinião...

Veja os últimos Comentários

Veja também

Depois do Vereador Daniel, agora é a Vereadora Maysa: vereadora detona Abílio no episódio “4x4” e expõe incoerência do prefeito

Depois do Vereador Daniel, agora é a Vereadora May...

O prefeito Abílio Brunini conseguiu transformar uma simples visita a uma escola estadual no episódio que já ganhou apelido pr&...

Entenda projeto contra adultização de crianças que deve ser votado nesta quarta-feira (20)

Entenda projeto contra adultização de crianças que...

A Câmara dos Deputados aprovou requerimento de urgência para o projeto de lei que cria regras para a proteçã...

“Não há nada que vai nos parar”, diz relator da CPMI do INSS

“Não há nada que vai nos parar”, diz relator da CP...

FOTO Hugo Barreto/Metrópoles

 

O relator da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito do INSS, dep...