Presidente dos EUA decidiu hoje sobretaxar em 200% os vinhos, o champagne e outras bebidas alcoólicas europeias
Ontem, a União Europeia anunciou que taxará em 50% o uísque norte-americano, o bourbon, como represália à decisão do governo do presidente Donald Trump de taxar em 50% o aço e o alumínio europeus importado pelos EUA.
Hoje, quinta-feira, 13, Donald Trump – que detonou uma guerra comercial mundial – ameaçou sobretaxar em 200% o vinho, o champagne e outras bebidas alcoólicas da Europa, se a União Europeia não cancelar a decisão de ontem, que entrará em vigor no próximo dia 1º de abril.
Consequência dessa guerra: as ações das empresas europeias negociadas nas bolsas de valores do continente estão caindo. Por exemplo: os papeis da Remy Cointreau, que produz conhaque e licores, recua 3,4%; os da David Campari desvalorizam-se 2,8%; e os da britânica Diageo – dona da cearense Ypióca – estão perdendo 0,3%.
No meio dessas notícias da área da economia, chegam as da guerra da Ucrânia. De acordo com informação adiantada nesta quinta-feira pelo Financial Times, de Londres, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, não está disposto a aceitar a proposta de cessar fogo de 30 dias sugerida pelos EUA e pelo governo ucraniano.
Putin acha que essa trégua “servirá para descansar e reagrupar as tropas da Ucrânia”. Outros jornais europeus estão a dizer que Putin e Donald Trump poderão ter uma conversa telefônica hoje ou amanhã, sexta-feira.
Uma missão do governo dos EUA está chegando hoje a Moscou para iniciar conversações com as autoridades do governo russo.
fonte diariodonordeste
Escrito por
Egídio Serpa
Foto: Shutterstock
Foi confirmada a posse do novo conselheiro do Tribunal de Contas, agendada para amanhã, 23 de dezembro de 2025, às 1...
No Diário Oficial do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso, publicado nesta segunda-feira, 22 de dezembro, foi formal...
Mato Grosso conta com 31,6 milhões de cabeças de gado, criados em 106 mil estabelecimentos rurais, de acordo com dados obtidos na cam...
Faça um comentário // Expresse sua opinião...
Veja os últimos Comentários