@crsf

Estados Unidos sem TikTok: rede social sai do ar no país neste domingo (19) por lei e decisão judicial; entenda

Aplicativo avisou que ficará temporariamente indisponível devido à legislação norte-americana; CapCut e o Lemon8 também estão suspensos

Estados Unidos sem TikTok: rede social sai do ar no país neste domingo (19) por lei e decisão judicial; entenda

O TikTok não pode mais ser acessado nos Estados Unidos. A rede social ficou indisponível no país na madrugada deste domingo (19) após lei e decisão judicial. O bloqueio acontece porque a legislação americana força a plataforma a vender a operação no território

Aos usuários estadunidenses, o aplicativo já avisou que ficará temporariamente indisponível. "Uma lei banindo o TikTok entrou em vigor nos Estados Unidos. Infelizmente, isso significa que você não pode usar o TikTok agora", anuncia. As informações são do g1.

Mas nem tudo está perdido. Apesar da suspensão, ainda há expectativas sobre o retorno da plataforma, com previsão de acontecer ainda nos próximos dias, o que não diminui o impacto da decisão

Responsável por monitorar interrupções de serviços on-line, o site Downdetector registrou um pico de usuários reportando falhas para acessar a plataforma logo após a meia-noite, atestando a veracidade da lei.

CapCut e o Lemon8, outros aplicativos desenvolvidos pela empresa chinesa ByteDance, responsável pelo TikTok, também saíram do ar.

POR QUE BANIR O TIKTOK

Há uma razão para que os Estados Unidos tenham tomado essa posição com relação ao TikTok. O governo americano alega que o aplicativo coleta dados confidenciais de usuários do país, pondo em xeque a segurança nacional.

Aprovada pelo Congresso e sancionada por Joe Biden em abril de 2024, a lei que expulsa a plataforma do território americano deu até este domingo (19) para que o serviço chinês encontre um comprador para operar nos EUA. Uma vez não tendo sido cumprido, o acordo aconteceu.

Bloqueio de atualizações e remoção das lojas de aplicativos estão entre os principais impactos para americanos que desejam acessar o aplicativo. No âmago do processo, está o medo dos Estados Unidos de que a China possa usar as informações de mais de 170 milhões para atividades de espionagem. Dona do TikTok, a ByteDance nega a acusação. 

Há outro detalhe importante: também conforme a legislação americana, serviços de hospedagem dos EUA não poderão trabalhar com o TikTok, sujeitas a multas de até US$ 5 mil em caso de descumprimento.

O QUE DIZ DONALD TRUMP

Com posse marcada para esta segunda-feira (20), o presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que pretende adiar a proibição do aplicativo no país. Segundo ele, a extensão de 90 dias é algo que "provavelmente será feito porque é apropriado".

"Se eu decidir fazer isso, farei o anúncio na segunda-feira", disse em entrevista à NBC. A Casa Branca reforça esse componente, tendo avisado na última sexta-feira (17) que a decisão sobre a implementação da lei ficará a cargo de Donald Trump.

 

Neste domingo (19), a expectativa, de acordo com a entrevista de Trump à NBC, é de que ele "provavelmente" adiará a validade da lei que força a venda do TikTok. O presidente já disse que tomaria "em breve" algum tipo de medida em relação ao aplicativo.

"Minha decisão sobre o TikTok será tomada em um futuro não muito distante, mas preciso de tempo para rever a situação. Fiquem ligados!", publicou ele.

HISTÓRICO ENTRE EUA E TIKTOK

O imbróglio entre TikTok e Estados Unidos não é de hoje. Desde o primeiro governo Trump, a plataforma está na mira das autoridades americanas. Em 2020, o presidente tentou impedir que novos usuários baixassem o aplicativo, planejando também banir as operações do serviço.

Contudo, perdeu série de batalhas judiciais sobre a medida e não avançou na ideia. Já na campanha do ano passado, Trump inverteu o procedimento e passou a defender a continuidade das operações do TikTok nos EUA.

Após ser eleito, em dezembro, o republicano afirmou: "Você sabe, tenho um lugar especial no coração para o TikTok, porque ganhei a juventude por 34 pontos, e há quem diga que o TikTok tem algo a ver com isso".

Soma-se a isso também o apoio que o presidente recebeu do CEO do TikTok, Shou Zi Chew, convidado para a posse do republicano nesta segunda.

 

 

 

 

fonte diário do Nordeste 

Foto: Olivier Douliery/AFP

 

Faça um comentário // Expresse sua opinião...

Veja os últimos Comentários

Veja também

Governo de MT vai substituir mais de 1,3 mil pontes de madeira até 2026

Governo de MT vai substituir mais de 1,3 mil ponte...

Ponte sobre o Rio Sangue em Juara - Foto por: Daniel Berigo/Secom-MT

 

O Governo de Mato Grosso substitui mais de 1.300 po...

Trump diz que pode haver distribuição de dinheiro proveniente de tarifas

Trump diz que pode haver distribuição de dinheiro...

O presidente dos EUA Donald Trump 28/07/2025Christopher Furlong/Pool via REUTERS  • Christopher Furlong/Pool via REUTERS

&...

Malafaia critica ausência de presidenciáveis da direita na Paulista: ‘vão enganar trouxa’

Malafaia critica ausência de presidenciáveis da di...

Falando para um público de apoiadores de Jair Bolsonaro (PL) na Avenida Paulista, nesse domingo (3), o pastor Silas Malafaia deu um recado d...