O uso de radares de velocidade média nas rodovias é uma prática comum em países europeus, como a Itália. No Brasil, entretanto, a implementação ocorre de forma lenta e experimental. Recentemente, a BR-050, localizada em Uberaba, Minas Gerais, adotou essa tecnologia, tornando-se pioneira entre as concessões federais brasileiras.
Desde a manhã de segunda-feira, 14 de agosto, dois novos radares de velocidade média foram instalados nos quilômetros 171 e 182 da BR-050. O trecho monitorado possui 11 quilômetros de extensão e a velocidade máxima permitida é de 80 km/h. Segundo a concessionária Eco050, responsável pela rodovia, a fiscalização ainda ocorre em caráter experimental, visando a conscientização dos motoristas sobre o respeito aos limites de velocidade.
O sistema de radares de velocidade média difere dos tradicionais equipamentos fixos. Em vez de registrar somente a velocidade pontual em um local específico, esses radares calculam a velocidade média ao longo de um percurso definido. Isso significa que motoristas que costumam desacelerar apenas ao se aproximar de um radar fixo terão que adaptar seus hábitos. A tecnologia registra o tempo gasto para completar o trecho entre os dois pontos de monitoramento, determinando, assim, a velocidade média do veículo.
Estudos indicam que o uso de radares de velocidade média pode contribuir significativamente para a redução de acidentes fatais nas estradas. Informações preliminares sugerem uma diminuição nos casos de mortes por acidentes de trânsito em até 50%. Dado esse potencial de melhoria na segurança viária, a expectativa é que esses radares sejam implementados em outros trechos de rodovias no Brasil, após o período experimental.
Anuncios
Nas próximas fases, se o projeto experimental se mostrar eficaz, o uso de radares de velocidade média poderá se expandir para outras rodovias do país. A ideia é que a tecnologia ajude a conscientizar os motoristas, resultando em uma condução mais segura e responsável. No entanto, por enquanto, os motoristas flagrados em excesso de velocidade na BR-050 não serão multados, uma vez que o foco atual é a educação e não a punição.
Com o avanço dessas tecnologias, espera-se que o Brasil, assim como outros países, possa se beneficiar de estradas mais seguras e do aumento da conscientização sobre os perigos do excesso de velocidade.
Fonte terrabrasilnoticias
O setor produtivo entregou ao governo federal um conjunto de propostas para amenizar os impactos do tarifaço americano às empresas co...
Mais de 25 mil pessoas passaram pela Arena Pantanal durante os três dias do Arraiá da Cidadania, evento gratuito promovido pelo Govern...
Julio Campos rebate rótulos e dispara contra radicais: “Não terão mais vez na política brasileira”
<...
Faça um comentário // Expresse sua opinião...
Veja os últimos Comentários