@crsf

O que é SpaceSail, empresa da China que bateu a Starlink de Elon Musk e fechou acordo com o Brasil

O que é SpaceSail, empresa da China que bateu a Starlink de Elon Musk e fechou acordo com o Brasil

Em acordo celebrado com o Governo Federal nesta terça-feira (19), a SpaceSail, empresa chinesa de internet via satélite, pode ameaçar o mercado da Starlinkde Elon Musk no Brasil. 
 

Isso porque a SpaceSail está em franco desenvolvimento. Atualmente, são 36 satélites em órbita, lançados em agosto (18) e em outubro (18). A meta é que 108 equipamentos estejam orbitando a Terra ainda neste ano. 

No acordo de cooperação assinado com o Governo Federal, a SpaceSail e a Telebras preveem avaliação de cenários, com estudos sobre a demanda de internet em áreas mais remotas, sem acesso de fibra óptica, como áreas rurais do Brasil.

Também estão previstas parcerias com foco em inclusão digital. Depois de concluídos, o Governo Brasileiro entenderá se é viável investir no tema. A operação da empresa chinesa no País deve começar em 2026, mas é preciso antes autorização da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e ter um CNPJ nacional.

Segundo informações do portal Uol, o projeto chinês começou no ano passado. A maior concorrente, a Starlink, tem cerca de 6 mil satélites em órbita. A SpaceSail quer, até 2030, lançar 15 mil equipamentos para fora da Terra, sendo 648 até o fim do ano que vem, de acordo com informações oficiais do Governo da China.

Até 2027, a meta é dobrar esse número, com mais 648 satélites e garantia de cobertura de rede regional. Para 2030, crescer exponencialmente com o objetivo de garantir uma integração multisserviço móvel de conexão direta.

COMO FUNCIONA A SPACESAIL?

A companhia chinesa utiliza equipamentos menores e mais perto da Terra, baseada nos satélites LEO, que ficam a uma distância menor da superfície na comparação com os tradicionais. 

Com essa mudança, o objetivo é conseguir transmitir as informações com maior velocidade, em processo parecido com as tecnologias fornecidas pela Starlink e pela francesa E-Space.

A China Great Wall Industry Corporation (CGWIC), empresa responsável por lançar os satélites, informou que a meta é que os equipamentos proporcionem "aos usuários globais, serviços de internet de banda larga via satélite de baixa latência, alta velocidade e ultraconfiáveis".

Atualmente, Elon Musk mantém divergências com o Governo Federal, principalmente por questões políticas, mas a Starlink vive altos e baixos no País com os contratos com órgãos públicos nacionais.

Somente um dos contratos assinados com o Exército Brasileiro para adquirir kits de acesso à internet em áreas remotas da Região Norte do País rendeu à Starlink mais de R$ 100 milhões.

 

 

 

 

 

 

 

fonte diário do Nordeste 

 

Faça um comentário // Expresse sua opinião...

Veja os últimos Comentários

Veja também

Conselho tutelar proíbe pastor mirim Miguel Oliveira de pregar após polêmicas na internet

Conselho tutelar proíbe pastor mirim Miguel Olivei...

Portal Leo Dias

O Conselho Tutelar determinou que Miguel Oliveira, adolescente de 15 anos conhecido como "pa...

Operação Lei Seca termina com 10 motoristas presos por embriaguez em Várzea Grande

Operação Lei Seca termina com 10 motoristas presos...

GGI-SESP

A edição da Operação Lei Seca realizada na noite desta quarta-feira (30.4), em Várzea Grand...

Antonio Joaquim apresenta relatório preliminar que revela R$ 4,7 bi em benefícios fiscais a empresas da Moratória da Soja

Antonio Joaquim apresenta relatório preliminar que...

O relatório preliminar da auditoria sobre os incentivos fiscais, realizada pelo Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), revela que entre...