@crsf

Governo anuncia que vai recompor aos municípios recurso "perdido" com fim do Fethab Diesel

Governo anuncia que vai recompor aos municípios recurso "perdido" com fim do Fethab Diesel

O governador Mauro Mendes (União) anunciou, na tarde desta segunda-feira (2), que o governo do Estado vai recompor a perda financeira que os municípios de Mato Grosso teriam com o fim do Fundo Estadual de Habitação e Transporte (Fethab) diesel a partir de 2025. O tema era alvo de preocupação por parte de alguns prefeitos já que a estimativa de prejuízo era de cerca de R$ 340 milhões.

O anúncio foi feito pelo próprio governador após reunião com deputados estaduais, prefeitos e o presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), Leonardo Bortolin (MDB), no Palácio Paiaguás.
 
“Houve uma mudança provocada por uma decisão judicial que alterou os critérios e vários municípios, a grande maioria deles, teria uma perda de receita a partir de 2025. Atendendo aqui em um diálogo feito entre o governo de Mato Grosso, prefeitos e Assembleia e nós fechamos um acordo que o governo vai recompor a perda tributária para aqueles municípios que vão receber a menos com relação ao critério anteriormente do Fethab”, afirmou o governador.
 
A possibilidade de a lei ser extinta devido à inconstitucionalidade é discutida desde 2017. Em 2021, uma decisão declarou a inconstitucionalidade do fundo. No entanto, o Tribunal de Justiça (TJMT) decidiu que os recursos continuassem sendo repassados aos municípios até dezembro deste ano.

Bortolin explicou que, com o fim do Fethab, os 340 milhões anuais se transformariam em 180 milhões de ICMS. Diante disso, 13 municípios teriam aumento de arrecadação e 129 teriam redução.
 
“Nenhum município vai ganhar, nem perder. Os municípios vão levar a regra de proporção como é hoje na aplicação do retorno ao município do que é arrecado com o ICMS”, explicou o presidente da associação.
 
Agora, a proposta do governador será encaminhada à Assembleia Legislativa (ALMT) para apreciação.

 

 

 

fonte o documento 

Faça um comentário // Expresse sua opinião...

Veja os últimos Comentários

Veja também

Audiência debate soluções para as obras do Portão do Inferno e o futuro do Parque da Quineira

Audiência debate soluções para as obras do Portão...

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) realizou audiência pública na Câmara Municipal de Chapada dos Guimarães, n...

Estudo mostra quais são as maiores torcidas do Brasil

Estudo mostra quais são as maiores torcidas do Bra...

Uma nova pesquisa mostra mais uma vez o Flamengo com a maior torcida do Brasil. Corinthians, Palmeiras e São Paulo completam o ‘G-4&rs...

Planos de saúde começarão a atender pacientes do SUS a partir de agosto; entenda como vai funcionar

Planos de saúde começarão a atender pacientes do S...

A partir de agosto, pacientes da rede pública também poderão ser atendidos por