O Ministério de Minas e Energia (MME) fará o anúncio oficial sobre o retorno ou não do horário de verão na próxima quarta-feira, 16. A confirmação será feita em entrevista coletiva pelo ministro Alexandre Silveira, que está à espera dos últimos complementos no estudo conduzido pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), a fim de avaliar a viabilidade da medida ainda para este ano.
O retorno do horário de verão tem sido tema de discussões dentro do governo federal, com análises técnicas sobre o impacto da mudança nos padrões de consumo de energia elétrica em todo o país. O estudo do ONS, que embasará a decisão do MME, deve trazer dados sobre os benefícios ou desafios que o horário de verão pode representar para o sistema elétrico nacional, especialmente em tempos de crescente demanda e mudanças nos padrões climáticos.
O horário de verão foi abolido em 2019, durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro, após avaliações de que a medida gerava pouca economia de energia. Entretanto, o aumento da pressão sobre o sistema energético e questões relacionadas à eficiência energética reabriram o debate, levando o governo a reconsiderar a reintrodução do horário diferenciado.
A decisão final, prevista para ser divulgada no dia 16, deve trazer impactos diretos ao planejamento energético e à rotina da população, que por muitos anos se acostumou a adiantar os relógios em uma hora durante os meses de maior luminosidade.
NOTÍCIA ANTERIOR
A Polícia Civil de Mato Grosso deflagrou na manhã desta terça-feira (20.5) a Operação Ilusion, para cumprimento...
Getty Images
Joe Biden durante conferência em Chicago no mês de abril
ex-presidente dos ...
O Concurso nº 2864 da Mega-S...
Faça um comentário // Expresse sua opinião...
Veja os últimos Comentários