@crsf

Moraes rejeita recurso e mantém Bolsonaro e Braga Netto inelegíveis

Bolsonaro e Braga Netto foram condenados por abuso de poder político e econômico nas comemorações do Bicentenário da Independência

Moraes rejeita recurso e mantém Bolsonaro e Braga Netto inelegíveis

O ministro Alexandre de Moraes (foto), presidente do Tribunal Superior Eleitoral, rejeitou o recurso do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) contra sua segunda condenação à inelegibilidade.

Bolsonaro e seu então candidato a vice, Walter Braga Netto, foram condenados por abuso de poder político e econômico nas comemorações do Bicentenário da Independência, em 7 de setembro de 2022.

A decisão de Moraes é de sexta-feira, 24, mas foi publicada neste domingo, 26. O ministro analisou um pedido dos advogados da chapa para que o caso fosse encaminhado ao Supremo Tribunal Federal.

Moraes rejeitou o recurso por questões processuais e apontou que não houve cerceamento do direito de defesa de Bolsonaro e Braga Netto

“A controvérsia foi decidida com base nas peculiaridades do caso concreto, de modo que alterar a conclusão do acórdão recorrido pressupõe revolvimento do conjunto fático-probatório dos autos, providência que se revela incompatível com o Recurso Extraordinário”, afirmou o ministro em sua decisão.

O julgamento de mérito foi concluído no ano passado. Por 5 votos a 2, o TSE entendeu que os dois candidatos cometeram abuso de poder político e econômico nas comemorações do Bicentenário da Independência. Os ministros da Corte Eleitoral também impuseram multa no valor de R$ 425 mil.

As ações pela inelegibilidade foram movidas pelo PDT e pela senadora Soraya Thronicke (Podemos). Os autores das ações argumentaram ter havido desvirtuamento na finalidade dos eventos realizados em Brasília e no Rio de Janeiro para beneficiar ato de campanha.

 

 

 

Fonte: O Antagonista

Faça um comentário // Expresse sua opinião...

Veja os últimos Comentários

Veja também

Promotor de Justiça chama atenção para responsabilidade do setor privado no combate à corrupção

Promotor de Justiça chama atenção para responsabil...

O papel do cidadão na aplicação da lei anticorrupção empresarial e os programas de integridade foram abordados p...

STJ: Ex-marido deve manter pensão paga voluntariamente por mais de 20 anos

STJ: Ex-marido deve manter pensão paga voluntariam...

A 3ª turma do STJ firmou entendimento unânime de que a obrigação de pagar pensão alimentícia pode persistir...

Rodrigo Maia vê Lula favorito em 2026, com necessidade de política fiscal ‘dura’ após eleição

Rodrigo Maia vê Lula favorito em 2026, com necessi...

O ex-presidente da Câmara dos Deputados Rodrigo Maia afirmou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é “favorito&...