@crsf

Luluca Ribeiro relembra Dante de Oliveira em café da manhã no dia em que o político completaria 74 anos

Luluca Ribeiro relembra Dante de Oliveira em café da manhã no dia em que o político completaria 74 anos


Nesta sexta-feira, 6 de fevereiro, data em que Dante de Oliveira completaria 74 anos, seu sobrinho, Luluca Ribeiro, viveu um momento de lembrança e afeto ao tomar café da manhã ao lado da mãe, Yolanda de Oliveira Ribeiro, irmã do eternamente “homem das Diretas Já”. O encontro, marcado pela simplicidade, serviu como uma homenagem íntima ao legado do ex-governador e importante figura da política brasileira.
Durante o café, mãe e filho relembraram histórias e episódios da vida de Dante de Oliveira, destacando momentos familiares, curiosidades e passagens que ajudaram a construir a trajetória do político, conhecido nacionalmente por sua atuação em defesa da democracia e por ser o autor da emenda das Diretas Já.
“O dia das Diretas foi a maior emoção que eu já senti na vida. Aquele povo todo ansioso, todos loucos por liberdade, gritando… foi uma coisa maravilhosa. Eu assisti a toda a votação. Quando a emenda não foi aprovada, a tristeza do povo foi enorme. Mesmo assim, depois daquele momento, por onde ele passava era só festa. Em todo lugar, o povo enlouquecia com ele por causa da história das Diretas. Mas, naquele instante da votação, foi algo muito bonito de ver: uma verdadeira demonstração de democracia e de desejo de liberdade”, contou Yolanda.
As lembranças despertaram emoções e reforçaram a importância da memória familiar na preservação da história de Dante, que segue vivo não apenas nos livros e registros políticos, mas também nas conversas, afetos e narrativas transmitidas entre gerações. Luluca rememorou com muito carinho os cafés da manhã que o tio fazia questão de tomar em família. “No café da manhã ia todo mundo para a casa da minha avó: todas as minhas tias, sobrinhas, netos, até bisneto. Quando ele ainda era vivo, ele também estava sempre presente. Sempre que não estava cumprindo agendas oficiais, ele fazia questão de passar na casa da vovó para o café da manhã”, disse Luluca.
O homem das Diretas Já - Dante de Oliveira foi um dos nomes mais marcantes da política brasileira. Ex-deputado federal, ex-prefeito de Cuiabá e ex-governador de Mato Grosso, entrou para a história nacional como o autor da emenda constitucional que propôs a volta das eleições diretas para presidente, movimento que mobilizou milhões de brasileiros na década de 1980. Mesmo com a emenda rejeitada no Congresso, Dante se tornou símbolo da luta pela democracia no país.
Para o sobrinho Luluca Ribeiro, porém, o legado do tio vai além da política. “O tio Dante era esse símbolo público, mas dentro de casa ele era muito simples. Mesmo com as agendas oficiais, ele nunca deixou de estar com a família. O café da manhã junto era uma forma de manter todo mundo perto e lembrar de onde ele veio”, destacou.

Faça um comentário // Expresse sua opinião...

Veja os últimos Comentários

Veja também

Alisson Alencar destaca diálogo e cooperação institucional na posse da AMMP

Alisson Alencar destaca diálogo e cooperação insti...

O conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE-MT) Alisson Alencar destacou o diálogo e a coopera&cce...

Conteúdos falsos criados com IA mais que triplicam entre 2024 e 2025

Conteúdos falsos criados com IA mais que triplicam...

A divulgação de conteúdos falsos criados com inteligência artificial (IA) mais do que triplicaram entre 2024 e 2...

‘O Agente Secreto’ atinge marca de 2 milhões de espectadores nos cinemas brasileiros

‘O Agente Secreto’ atinge marca de 2 milhões de es...

O filme O Agente Secreto não para de dar orgulho. Dirigido pelo cineasta pernambucano Klebe...