@crsf

Câmara, Semob e Queda: Vice-prefeita de Cuiabá Protagoniza 24h de Confusão

Câmara, Semob e Queda: Vice-prefeita de Cuiabá Protagoniza 24h de Confusão

O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), exonerou, nesta sexta-feira (8), a vice-prefeita Coronel Vânia Rosa (Novo) do cargo de secretária municipal de Mobilidade Urbana.

A decisão, publicada na Gazeta Municipal, veio menos de 24 horas depois de Vânia protagonizar um embate acalorado com vereadores na Câmara Municipal, onde foi convidada — e não convocada — a prestar esclarecimentos. O “climão” foi tão intenso que parte dos parlamentares deixou o plenário em protesto, talvez para evitar um “corpo de tropa” improvisado.

O atrito ganhou contornos de stand-up político no grande expediente: Kassio Coelho (Patriota) disse que “quem ocupa cargo público precisa respeitar o Parlamento” — tradução livre: abaixa a guarda, coronel. Daniel Monteiro (Podemos) reforçou que “ninguém está acima da fiscalização da Câmara” e soltou aquela ironia que só vereador em dia inspirado consegue. Já Demilson Nogueira (PP) cravou: “se ela não aguenta pressão política, talvez esse não seja o lugar dela” — frase que serviria de slogan para 90% da Esplanada dos Ministérios.

Com essa saída, já são três secretarias que, com um empurrãozinho da Câmara, despencam na atual gestão. Desta vez, a queda envolve não apenas uma secretária, mas também a vice-prefeita da capital. E, por ser novata na política e coronel da Polícia Militar, Vânia deveria saber que vereadores não são soldados subordinados: foram eleitos pelo povo cuiabano justamente para fiscalizar as ações do Executivo — do qual ela fazia parte.

Se a sexta-feira foi quente na Câmara, o sábado não ficou para trás. Na parte da tarde, uma movimentação incomum agitou a sede da Semob: apareceu o próprio prefeito Abilio, que, segundo o secretário de Governo — também presente no local —, estava realizando uma “fiscalização de rotina”. Estranho… em pleno sábado à tarde, e justamente depois do barraco político. Logo depois, surgiram a secretária recém-exonerada, seu advogado e, segundo relatos, até policiais militares. A cena, se fosse transmitida, teria potencial para bater audiência de novela das nove.

Na madrugada deste domingo, o próprio prefeito divulgou, pelo Instagram, um vídeo da vistoria na íntegra. As imagens não deixam dúvidas: a vistoria não foi nada amigável. É possível ver claramente a ex-secretária chegando acompanhada da advogada e dos policiais militares, e a tensão é palpável. O secretário de Governo, que saiu instantes antes da visita e concedeu entrevista dizendo que estava tudo “dentro da normalidade”, parece ter sido traído pelas imagens.

Pelo vídeo, fica claro que a advogada insistia para levar o prefeito a uma delegacia — ou seja, todo mundo resolvendo pendências na base do boletim de ocorrência. Que ponto de confusão chegamos numa administração...

No quesito vice, Abilio parece disposto a repetir a história do seu antecessor Emanuel Pinheiro, que não hesitou em romper com o vice no primeiro mandato. Ou seja, pelo jeito, o prefeito vai trilhar o mesmo caminho — rompendo com a vice, da mesma forma que Emanuel fez.
 

Faça um comentário // Expresse sua opinião...

Veja os últimos Comentários

Veja também

Câmara, Semob e Queda: Vice-prefeita de Cuiabá Protagoniza 24h de Confusão

Câmara, Semob e Queda: Vice-prefeita de Cuiabá Pro...

O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), exonerou, nesta sexta-feira (8), a vice-prefeita Coronel Vânia Rosa (Novo) do cargo de secr...

Sérgio Ricardo afirma que Indea trava desenvolvimento e defende 100% da merenda escolar com agricultura familiar

Sérgio Ricardo afirma que Indea trava desenvolvime...

O presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), conselheiro Sérgio Ricardo, criticou a atuação do Instituto de Def...

Operação Lei Seca prende 11 condutores alcoolizados e remove 29 veículos em Cuiabá

Operação Lei Seca prende 11 condutores alcoolizado...

Em duas edições da Operação Lei Seca, realizadas de forma simultânea em pontos diferentes de Cuiabá, 11 co...