@crsf

Balsa ecológica retoma operação e retira cerca de 5 toneladas de lixo

Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos / NO RIO Cuiaba

Balsa ecológica retoma operação e retira cerca de 5 toneladas de lixo

 busca de garantir o cuidado e a preservação ambiental, a Prefeitura de Cuiabá, por meio da Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos – Limpurb, retomou nesta semana o serviço da balsa ecológica, que realiza a limpeza de lixo proveniente do descarte irregular nas margens do Rio Cuiabá. Retomada em 22 de janeiro, a embarcação já retirou cerca de cinco toneladas de material irregular. A balsa estava operando sem a licença expedida pela Marinha do Brasil, o que foi regularizado recentemente.

O serviço é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, percorrendo aproximadamente sete quilômetros. As atividades começam na Marina Goiana, na região da Beira Rio, e seguem até a Ponte Sarita Baracat de Arruda, no bairro Parque Atalaia. Durante o trajeto, são retirados, em média, dois contêineres de lixo diariamente, o equivalente a uma tonelada a menos de carga poluente no leito do Rio Cuiabá.

O diretor-geral da Limpurb, Reginaldo Teixeira, destacou a importância dessa ação para a preservação do Rio Cuiabá: "A balsa ecológica é uma iniciativa fundamental para o cuidado com o nosso meio ambiente. A limpeza das margens do rio é uma ação que traz benefícios não apenas para o ecossistema local, mas também para a saúde da nossa população, que depende da qualidade da água e do entorno", pontuou.

Com mais de sete metros de largura e três metros de comprimento, a balsa carrega dois contêineres com capacidade de até 500 litros cada. A equipe que atua na embarcação é composta por um piloto e dois coletores, que estão equipados com EPIs adequados para o trabalho na navegação, além de utilizarem passaguá (cestinha), gancho e trabalho manual.

Durante a viagem, os compartimentos da balsa são preenchidos com garrafas PET, eletrodomésticos, sacolas plásticas, cadeiras, isopor, restos de brinquedos e diversos outros materiais prejudiciais ao meio ambiente.

Após o trajeto, a equipe ensaca o material em sacos de lixo apropriados, e a Locar realiza o transporte adequado até o Aterro Sanitário (CGR / Orizon), garantindo o descarte seguro do material.

A ação visa preservar e recuperar as margens do Rio Cuiabá. “Estamos planejando uma grande ação de conscientização ambiental, tanto para o Rio Cuiabá, quanto para o Rio Coxipó e o Córrego do Gambá, com o objetivo de evitar o descarte irregular e promover a preservação desses importantes recursos hídricos", finalizou o secretário.

 

#PraCegoVer
A imagem mostra dois coletores vestidos com roupas laranjas. Eles estão realizando o trabalho de remoção de lixo descartado no Rio Cuiabá, utilizando uma balsa ecológica verde, navegando no Rio Cuiabá. Ao fundo, é possível ver árvores nas margens do rio.
 

 

 

Fonte Prefeitura Municipal de Cuiabá 

Alessandra Marques 

Emanoele Daiane

Faça um comentário // Expresse sua opinião...

Veja os últimos Comentários

Veja também

Etanol, desmatamento, corrupção e Pix: o que está na mira de Trump

Etanol, desmatamento, corrupção e Pix: o que está...

O Departamento de Comércio dos Estados Unidos deu início a uma investigação sobre o que eles consideram "prá...

EUA citam Pix como exemplo de decisão do Brasil que prejudicou americanos

EUA citam Pix como exemplo de decisão do Brasil qu...

Pix faz parte da grande lista de reclamações mencionada no processo de investigaç&at...

Com presença da primeira-dama de MT, municípios de Araguaiana e Pontal do Araguaia recebem Mutirão da Cidadania

Com presença da primeira-dama de MT, municípios de...

Com serviços gratuitos e entrega de benefícios sociais, o Mutirão da Cidadania levou acolhimento e dignidade aos moradores de...