@crsf

Comitê técnico define ações para estimular fiscalização dos tribunais de contas em segurança pública

Foi proposta a realização de uma auditoria coordenada nacional para melhorar a segurança pública.

Comitê técnico define ações para estimular fiscalização dos tribunais de contas em segurança pública

Integrante da Comissão Permanente de Segurança Pública do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) e membro do Comitê Técnico de Segurança Pública do Instituto Rui Barbosa (IRB), o auditor público Marcelo Silva participou, na última semana, do Encontro Técnico do Marco de Medição dos Tribunais de Contas (MMD-TC), em João Pessoa (PB), para definir as primeiras ações e produtos do grupo para o biênio 2025-2026.

Na ocasião, foi proposta a realização de uma auditoria coordenada nacional para melhorar a segurança pública. Para tanto, o Comitê pretende mapear a atuação dos tribunais de todo país na análise das políticas públicas voltadas à segurança pública. A ideia é levantar as fiscalizações sobre a temática já realizadas, as que estão em curso e as programadas para este ano, além de verificar a existência de áreas e auditores especializados.

Nesse sentido, também foi proposta a celebração de parceria com uma instituição de ensino especializada para capacitar Membros e servidores dos Tribunais de Contas em temas sensíveis à segurança pública. O objetivo é uniformizar e disseminar conhecimento sobre o tema, qualificar o corpo técnico para a realização das próximas fiscalizações e contribuir para a melhoria da gestão pública na área.

Outra ação prevista é a avaliação da adesão dos municípios à Política Nacional de Segurança Pública de Defesa Social. A proposta inclui a elaboração de uma cartilha voltada a gestores municipais, com orientações para facilitar a captação de recursos federais para a execução de políticas públicas na área.

Além disso, o comitê pretende construir um painel nacional reunindo dados estratégicos sobre segurança pública no país, a ser disponibilizado no site do IRB para que os tribunais de contas possam direcionar suas ações.

 

Secretaria de Comunicação/TCE-MT com informações IRB
E-mail: imprensa@tce.mt.gov.br

Crédito: Instituto Rui Barbosa

 

Faça um comentário // Expresse sua opinião...

Veja os últimos Comentários

Veja também

Conselho tutelar proíbe pastor mirim Miguel Oliveira de pregar após polêmicas na internet

Conselho tutelar proíbe pastor mirim Miguel Olivei...

Portal Leo Dias

O Conselho Tutelar determinou que Miguel Oliveira, adolescente de 15 anos conhecido como "pa...

Operação Lei Seca termina com 10 motoristas presos por embriaguez em Várzea Grande

Operação Lei Seca termina com 10 motoristas presos...

GGI-SESP

A edição da Operação Lei Seca realizada na noite desta quarta-feira (30.4), em Várzea Grand...

Antonio Joaquim apresenta relatório preliminar que revela R$ 4,7 bi em benefícios fiscais a empresas da Moratória da Soja

Antonio Joaquim apresenta relatório preliminar que...

O relatório preliminar da auditoria sobre os incentivos fiscais, realizada pelo Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), revela que entre...